Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2023

    SECÇÃO: Cultura


    Banda Musical de S. Vicente de Alfena brindou numerosa plateia com Concerto de Reis memorável

    Fotos FRANCISCO MATOS - CHICO MEDIA
    Fotos FRANCISCO MATOS - CHICO MEDIA
    A Banda Musical de S. Vicente de Alfena levou a cabo a 6 de janeiro passado um Concerto de Reis. O evento teve lugar na Igreja Matriz de Alfena, que registou uma grande moldura humana que ali presenciou um magnífico espetáculo musical que teve a particularidade de assinalar a estreia do maestro Hélder Magalhães à frente da Banda Musical de S. Vicente de Alfena. A banda alfenense não esteve sozinha nesta Noite de Reis, já que o Orfeão de Rio Tinto também atuou.

    O repertório selecionado pela Banda Musical de S. Vicente de Alfena foi, de acordo com o maestro Hélder Magalhães, ao encontro «do belíssimo espaço que é a Igreja Matriz de Alfena e, também, de caráter festivo, visto que era a Noite de Reis e, igualmente, o início de um novo ano».

    Hélder Magalhães, que é também, e recorde-se, maestro do Orfeão de Ermesinde, explicou ao nosso jornal que para este concerto foi escolhida uma obra base de caráter mais litúrgico, uma vez que o espaço, sendo um local de culto, assim o exigia. Por sinal, essa obra juntou os dois grupos intervenientes do concerto: a Banda Musical S. Vicente de Alfena e o Orfeão de Rio Tinto. Ambos os grupos interpretaram a “Missa Brevis”, do compositor neerlandês Jacob de Haan. Foi ainda interpretada a peça “The Carnival of Venice”, onde se apresentou como solista Diogo Santos Ferreira, que, com apenas 13 anos, é um dos saxofonistas mais premiados da sua geração, tanto a nível nacional como internacional. Posteriormente, um “Christmas Medley”, do compositor Lorenzo Pusceddu, uma obra do compositor português Carlos Marques, de nome “Natum 1834”, e ainda um pasodoble de concierto “Música y vinos”, do compositor Manuel Morales Martínez. Para terminar, foi reservada uma peça mais introspectiva e de inspiração para o novo ano, interpretada pela banda e o solista Lécio Ribeiro ao piano, “The Seal Lullaby”, música de Eric Whitacre.

    foto
    Tendo sido esta a estreia do maestro Hélder Magalhães a dirigir a Banda Musical de S. Vicente de Alfena, pedimos que nos dissesse como vivenciou este concerto, e como sentiu o público no final deste espetáculo (?). Na resposta, o maestro confessou que esta havia sido «uma estreia que se previa ao mais alto nível e assim foi. Gerou-se uma enorme expectativa, relativamente a este concerto, promovida pelos órgãos de comunicação social da região, pelas partilhas do evento nas redes sociais e pelas mensagens positivas que nos eram transmitidas sobre o mesmo. Abençoada por um público fantástico e numeroso, fala-se de um enorme espaço, pela beleza sonora de um orfeão, a quem estive ligado artisticamente ao longo de 27 anos e pela qualidade de uma banda com compromisso e uma vontade enorme de ser no futuro uma referência no mundo artístico, em particular no meio filarmónico. Com tudo isto bem alinhado e em sintonia, fez-se um concerto que, na minha opinião e tenho a certeza que para todos sem exceção, foi memorável. No final, sentiu-se um ambiente de dever cumprido. Inspirados nos aplausos e nas intensas mensagens que o público nos transmitiu, temos a responsabilidade de dar continuidade a este novo projeto que se iniciou em finais do mês de outubro do ano transato».

    Já no final da nossa conversa o maestro aproveitou a oportunidade para «agradecer a todos os músicos pelo compromisso, pela disponibilidade e qualidade, à direção que desde a primeira hora me fez sentir em casa, dando-me condições para realizar e concretizar as minhas ideias, a minha forma de ser, a minha música. Agradecer, ainda, às autarquias e a todos aqueles que de uma maneira ou de outra acompanham quer os ensaios, os concertos, as deslocações da Banda Musical São Vicente de Alfena».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].