NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE
Ermes, em Vigo, no período festivo Natalício
|
UMA DAS RUAS DE VIGO (GALIZA-ESPANHA), COM ILUMINAÇÃO DE NATAL |
A 16 de dezembro do ano findo, o Ermes – Grupo de Pedestrianismo da Agorárte –Associação Cultural e Artística de Ermesinde, realizou mais uma atividade. Desta vez aproveitou o período festivo natalício e com dezoito participantes deslocámo-nos a Vigo, ver o ambiente festivo das ruas mais comerciais do centro, as decorações e iluminações festivas, sentir os odores e provar tapas, cachorros quentes, “burgers” e doçarias.
Para a deslocação, utilizámos o Celta, comboio entre Campanhã e Vigo (com duas saídas em cada sentido, uma pela manhã e outra à tarde). Para tal, tivemos de nos deslocar de Ermesinde para Campanhã e no regresso o inverso, pois o Celta na sua velocidade “lenta” não pára em Ermesinde como na maior parte das estações – exceto: Nine, com ligação a Braga; Viana do Castelo e Valença. Apesar de material ferroviário desatualizado, mas bem cuidado, assim como percurso demorado, cerca de 3h para percorrer cerca de 150km, o que nos dá a sensação de viajarmos em transporte de outro tempo, mas sem dúvida com muito mais conforto, com percurso mais panorâmico do que a versão rodoviária.
Chegados a Vigo, à estação terminal, quase que estamos no centro. Percorridas algumas centenas de metros e já apreciávamos enfeites e árvores de Natal nas lojas comerciais - que desta forma atraíam negócio e nas ruas sucediam-se os arranjos florais e as motivações natalícias - quer de inspiração religiosa cristã quer pagã ou simplesmente alegórica. Na avenida dedicada às diversões desde carroceis a carrinhos de choque não faltou a roda gigante, estrategicamente colocada em frente a uma via importante, de forma que à noite a sua iluminação provocava um fantástico efeito de rotação. Pelas ruas não faltaram figurantes ora Pais Natal ora Duendes e Fadas que faziam a alegria dos mais novos e a distração de todos.
Fotos, “selfies”, muitos sorrisos e muita alegria em ambiente que se observava, destrocava em compras, distrações e “comes e bebes”.
Talvez Vigo seja uma cidade mais pequena que o Porto, talvez menos importante, mas nas festas Natalícias é muito mais divertida, mais imaginativa, mais bem decorada e iluminada, mais participada,… mais bem conseguida.
Recomenda-se em próximos anos que se visite.
|
ALGUNS DOS ELEMENTOS DO “ERMES” NAS RUAS DE VIGO |
António Almeida Santos
PROGRAMA DO GRUPO “ERMES” PARA OS PRÓXIMOS MESES
Fevereiro -18/19/20/21 – Viagem a Castela e Leão - pequenos percursos
Março – 4- Coimbra - Aeminium, Conimbriga, Buracas de Casmilo -8km
Março -18/19 - GR22 –Aldeias Históricas, Trancoso - Linhares da Beira -18km/dia
Abril - 22/23/24/25 – GR50 Gerês-Peneda, Adrião, Mezio, Soajo, Lindoso -7km/dia
Maio -13/14 – Passadiços do Mondego, Guarda/Serra da Estrela -12km/dia
Maio – 27 – Caminhada de Primavera, a definir -10km
Junho – 10 – GR57 – Ria de Aveiro –Pardilhó - Cais do Carregal, Ovar -15km
Junho – 24 - Caminhada de Verão, a definir -10km
Julho -8 –GR57 - Ria de Aveiro- Cais do Carrega l- Torreira -13km
|