Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2022

    SECÇÃO: Saúde


    foto

    MEDICINA DE A a Z (Continuação)

    LITÍASE

    Trata-se duma situação patológica caraterizada pela presença dum cálculo ou ”pedra” em algum órgão do corpo humano. A litíase mais comum é a litíase urinária (“pedra no rim”), mas pode haver litíase noutros órgãos: glândulas salivares, vias biliares, pâncreas. Praticamente só a litíase das vias urinárias é resolvida espontaneamente. Todas as outras exigem, quase sempre, intervenção cirúrgica.

    LITOTRÍCIA (extracorporal)

    É uma técnica utilizada para “partir as pedras” e só se utiliza no caso de litíase urinária e em caso de pedras grandes que o doente não consegue expulsar espontaneamente e lhe provoca dor continuada. A técnica consiste em aplicar no corpo do doente uma descarga de ondas sonoras de alta frequência e alta energia (não audíveis pelo ouvido humano), que tentarão partir a pedra. Pode ser necessário anestesiar-se o doente porque o procedimento pode ser doloroso. Partida a pedra, em princípio o doente poderá excretá-la.

    LOMBALGIA

    Trata-se da vulgar ”dor de costas” localizada na região lombar. Normalmente provocada por doenças da coluna vertebral. O tratamento consiste em analgésicos e fisioterapia. Por vezes a acupunctura pode ajudar. É necessário estudar a origem da lombalgia, pois algumas lombalgias graves podem necessitar de tratamento cirúrgico à coluna vertebral.

    LUPUS

    foto

    (...)

    leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Desde há algum tempo que o jornal "A Voz de Ermesinde" permite aos seus leitores a opção pela edição digital do jornal. Trata-se de uma opção bastante mais acessível, 6,00 euros por ano, o que dá direito a receber, pontualmente, via e-mail a edição completa (igual à edição impressa, página a página, e diferente do jornal online) em formato PDF. Se esta for a sua escolha, efetue o pagamento (de acordo com as mesmas orientações existentes na assinatura do jornal impresso) e envie para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas ao longo do ano, por e-mail, as 12 edições do jornal em PDF.

    Mas se preferir a edição em papel receba comodamente o Jornal em sua casa pelo período de 1 ano (12 números) pela quantia de 12,00 euros.

    Em ambos os casos o NIB para a transferência é o seguinte: 0036 0090 99100069476 62

    Posteriormente deverá enviar para o nosso endereço eletrónico ([email protected]) o comprovativo de pagamento, o seu nome, a sua morada e o NIF.

    José Campos Garcia*

    *Médico

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].