Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2022

    SECÇÃO: Cultura


    Ermesindense Isabel Rodrigues apresenta livro “A Música como Coadjuvante Terapêutico nos Seniores”

    Fotos DIOGO SOUSA
    Fotos DIOGO SOUSA
    Isabel Rodrigues, autora nascida em Ermesinde e residente em Valongo, apresentou no passado dia 23 de outubro o seu livro “A Música como Coadjuvante Terapêutico nos Seniores”. A cerimónia de apresentação da obra decorreu na sede do nosso concelho, mais concretamente no Auditório do Park Hotel, tendo contado com a presença de numeroso público. A autora explica/retrata este livro da seguinte maneira: «A música sempre acompanhou o envelhecer da Humanidade, dando sentido aos movimentos e épocas, refletindo sentimentos. A velhice, como a música, pertence ao tempo. Um tempo que marca o corpo e constrói a memória, seja ela individual ou coletiva. As músicas da nossa vida fazem parte desta construção. A musicoterapia na terceira idade apresenta-se como uma terapia auto expressiva de grande atuação nas funções cognitivas, trabalhando a manutenção das capacidades de memória, perceção, atenção, concentração e linguagem. O efeito desta terapia vai além do uso da música como tranquilizante ou como ferramenta para regozijar o paciente, pois há pesquisas que caucionam que o tratamento robusto emociona o doente, ajudando-o a lidar melhor com os sintomas da sua enfermidade. Através da música é possível retratar memórias e reorganizar pensamentos, trazendo equilíbrio afetivo e emocional.

    Quando se inicia uma sessão de musicoterapia devemos ter cuidado e atenção ao procurar uma música para conseguir assim provocar um resgate gratificante de momentos e factos de vida do sénior. A musicoterapia fará com que o sénior viva o envelhecimento de forma participativa e ativa, mantendo o bem estar físico, psicológico, além de ocupar o tempo ocioso».

    foto
    Isabel Rodrigues é Educadora Social, especializada em Musicoterapia. É ainda professora de música na Escola de Música DóRéMi, em Valongo, desde 2005, e na Escola de Música em Lordelo, desde 2008. É também violinista na Orquestra Filarmónica de Gaia e fundadora do projeto Cantus Ensemble. Como voluntária participou nos projetos Creu (apoio aos sem abrigo), nos Médicos do Mundo (apoio a sem abrigo e idosos em abandono), e na Cruz Vermelha (apoio a idosos).

    Tem ainda no seu currículo participações em congressos sobre Envelhecimento e palestras em torno da Musicoterapia e do Envelhecimento.

    foto
    Fez ainda parte do projeto para a Câmara de Valongo designado de “Envelhecer com dignidade, qualidade e solidariedade”. Participou também no projeto para a Junta de Freguesia de Ermesinde intitulado “Deve-se envelhecer com dignidade”.

    É musicoterapeuta nas seguintes instituições: Centro Social e Paroquial de Silvares, em Fafe; Casa Repouso 100 Idade, de Loures; Feitos de Memória - Lisboa; A Casa Azul - Residência Sénior – Lisboa; Casa de Repouso “O Aeroporto”; Casa de Repouso “Jardim da Maria Alice” - Alvalade; e ainda coautora dos livros “Novas Competências para novas exigências no Cuidar”, com o tema: Musicoterapia e o Envelhecimento; e “O perfil no Mosaico da Intervenção Gerontológica”, com o tema “Competências da Musicoterapia”.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].