Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2022

    SECÇÃO: Local


    O Governador do Distrito Rotário esteve em Ermesinde

    Saudação das Bandeiras (da esquerda para a direita: Marisa Dias, Ivo Neves, José Oliveira, João Morgado e Luís Caetano)
    Saudação das Bandeiras (da esquerda para a direita: Marisa Dias, Ivo Neves, José Oliveira, João Morgado e Luís Caetano)
    No passado dia 24 de outubro, num dos restaurantes da cidade, decorreu a 17.ª reunião rotária do Rotary Club de Ermesinde (RCE), que foi de festa, por receber a visita oficial do Governador do Distrito 1970, José Alberto Oliveira, oriundo do grupo rotário Braga-Norte.

    Durante a tarde, o atual Governador do Distrito 1970 visitou, juntamente com alguns companheiros do Rotary Club de Ermesinde, vários pontos da cidade e também a nova sede do RCE, sita na Rua Padre Américo.

    A reunião alargada e em ambiente festivo iniciou-se, como de costume, com a saudação das Bandeiras. Marcaram presença o presidente da Direção do Rotary Club de Ermesinde, Ricardo Gonzalez, a presidente do Rotaract, Marisa Dias, bem como grande número de rotários do clube anfitrião, rotários vindos de Valongo, Amarante, Maia, Gaia-Sul e Oliveira de Azeméis, o Vereador da Câmara Municipal de Valongo (CMV), Ivo Vale das Neves, os presidentes das Juntas de Freguesia de Ermesinde e de Alfena, respetivamente João Morgado (também ele rotário) e Luís Miguel Pereira Caetano, representantes do Centro Social de Ermesinde, da Associação Académica e Cultural de Ermesinde e do nosso jornal.

    Depois das formalidades do protocolo, a cargo de José Serdoura, usaram da palavra o Vereador da CMV, Ivo Neves, a presidente do Rotaract, Marisa Dias, o presidente do RCE, Ricardo Gonzalez e o Governador do distrito 1970, José Alberto Oliveira.

    O presidente do RCE, Ricardo Gonzalez, no uso da palavra
    O presidente do RCE, Ricardo Gonzalez, no uso da palavra
    Ivo Neves, em nome do Presidente da Câmara, cuja ausência justificou por se encontrar fora do país, mas ao seu serviço, dignificando o concelho e Portugal, agradeceu o convite e elogiou o movimento rotário que já conhece bem, desde os seus mandatos como presidente da Junta de Freguesia de Valongo. Bendisse os seus valores de solidariedade e bem-fazer concluindo que se houvesse ainda mais rotários provavelmente não haveria guerra no mundo, pois este movimento evidencia valores de tolerância para com opiniões divergentes.

    A jovem presidente do Rotaract, Marisa Dias, interveio a seguir para pôr a plateia a par da atividade da juventude rotária de Ermesinde, referindo concretamente a organização próxima (5 de novembro de 2022) de um Festival de Tunas, no Fórum Cultural de Ermesinde, destinado a angariar fundos para ajudar a construção de seis salas de aula numa aldeia do centro de Moçambique.

    O presidente do Rotary Club de Ermesinde, na sua intervenção agradeceu a presença de todos, destacando naturalmente a honrosa visita do Governador do distrito, a quem foi dada a oportunidade de conhecer melhor a cidade de Ermesinde, dando conta da intensa atividade deste Club Rotário, que, mesmo em período de pandemia, foi capaz de inaugurar o marco rotário e a sede social do RCE. Em termos de solidariedade, lembrou a obra dos rotários de Ermesinde, nomeadamente na concessão de bolsas de estudo para os melhores alunos das escolas de Alfena e de Ermesinde.

    O Governador do distrito 1970, José Alberto Oliveira, no momento em que discursava
    O Governador do distrito 1970, José Alberto Oliveira, no momento em que discursava
    Houve troca de prendas, o Governador de Distrito ofereceu a bandeira do Rotary Internacional ao clube rotário de Ermesinde, e de palavras de agradecimento entre os convidados e os anfitriões rotários.

    A terminar discursou o Governador do distrito 1970, José Alberto Oliveira, que agradeceu a forma como foi recebido, recordou os números cada vez maiores dos rotários em todo o mundo e os seus valores em torno da união, solidariedade, integridade, empreendedorismo e tolerância. Sobre o Rotary Club de Ermesinde considerou-o exemplar, dizendo que só veio aprender com este clube. Concluiu dizendo que «juntos vemos um mundo onde as pessoas se unem para causar mudanças» que hão de contribuir para um mundo melhor.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].