Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2022

    SECÇÃO: Destaque


    25 anos das Eco-Escolas em Portugal comemoraram-se em Valongo

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    No âmbito dos 25 anos das Eco-Escolas em Portugal, Valongo acolheu no passado dia 12 de outubro a cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2022, evento que reuniu cerca de 2500 crianças, jovens, docentes e autarcas de todo o país, numa coorganização da Câmara do nosso concelho e da Abae Fee Portugal.

    A cerimónia teve lugar no Pavilhão Municipal de Valongo. Este, que é considerado o maior encontro nacional na área da educação ambiental, e que é destinado a todas as escolas galardoadas em 2021/2022, teve início às 9h00 com a Eco-Mostra, durante a qual os convidados puderam participar em múltiplas atividades, jogos e outras iniciativas dinamizadas por diversas entidades. Ainda durante a manhã, foram entregues os prémios dos cerca de 20 projetos/concursos apresentados em 2021/22, bem como outras distinções: Eco-Agrupamento, Escola-Madrinha, ou Município Parceiro.

    foto
    Destaque ainda, durante a manhã, para a atuação da Escola EB1 do Carvalhal, da nossa cidade, que apresentou o Hino Eco-Escolas “Queres ser Alegre?”.

    Durante a tarde, que se iniciou às 14h00, o espetáculo esteve a cargo das Eco-Escolas que subiram ao palco, mas também dos artistas profissionais Filipe Pinto, Edouard Priem e da banda valonguense Be-Dom. Nesta sessão, cada escola teve oportunidade de receber a sua bandeira Eco-Escolas, símbolo do compromisso assumido em prol da educação para o desenvolvimento sustentável e do bom trabalho realizado em 2021/2022. Este ano foram galardoadas como Eco-Escolas, 1898 escolas de todos os graus de ensino, em 243 municípios. A par de Fafe, Valongo foi o município que teve 17 escolas galardoadas, nomeadamente, o Colégio Academia de Ensino Particular, a Escola Básica 2/3 de Alfena, a Escola Básica D. António Ferreira Gomes (Ermesinde), a Escola Básica da Retorta, a Escola Básica de Outeiro, a Escola Básica de Sobrado, a Escola Básica e Secundária de Campo, a Escola EB 2,3 de São Lourenço (Ermesinde), a Escola EB1 de Carvalhal (Ermesinde), a Escola EB1/JI da Gandra (Ermesinde), a Escola EB1/JI de Balselhas, a Escola EB1/JI de Sampaio (Ermesinde), a Escola EB1/JI do Paço, a Escola Profissional de Valongo, a Escola Secundária de Alfena, a Escola Secundária de Valongo, e o Externato Santa Joana (Ermesinde). Apenas os municípios de Braga, Loures e Sesimbra tiveram mais escolas galardoadas.

    foto
    O Eco-Escolas é um programa internacional (https://www.ecoschools.global) da Foundation for Environmental Education (https://www.fee.global) presente em 74 países, que se baseia numa metodologia designada de “7 passos”, que incentiva a participação ativa das crianças e jovens na tomada de decisões, e na implementação das diversas ações, as quais este ano se enquadraram maioritariamente em cinco temas: Biodiversidade: Preservar e Regenerar, Espaços Exteriores, Água, Resíduos e Energia.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].