Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2022

    SECÇÃO: Destaque


    Obras de alargamento da A4 entre Águas Santas e Ermesinde concluídas no final do ano

    Aquelas a que muitos já denominavam de obras de “santa Engrácia” têm os dias contados e vão ficar concluídas até final deste ano. Falamos das obras de alargamento da A4 entre Águas Santas e Ermesinde. Notícias vindas a público neste mês de outubro dão então conta de que no início do próximo ano os cerca de 80.000 condutores que diariamente utilizam este troço vão poder ali circular sem constrangimentos, tendo em conta que a Brisa nos informou que a obra estará concluída, no seu todo, no final do presente ano. Sendo este um assunto que diz diretamente respeito à nossa cidade, contactámos a concessionária da auto-estrada, que pela voz de Manuel Melo Ramos, CEO da Brisa Concessão Rodoviária, começaria por confirmar a notícia veiculada pela imprensa diária de que a obra estaria pronto no final de 2022.

    Questionámos ainda a concessionária sobre o que seria colocado na zona das portagens em Ermesinde, tendo em conta que aquelas estruturas foram de lá retiradas nesta fase, pretendendo assim saber se seriam ali recolocadas ou que outro projeto/estrutura estaria para ali destinado no âmbito destas obras.

    Na resposta a Brisa explicaria que «a intervenção em curso no Nó de Ermesinde deve-se única e exclusivamente à preocupação da Brisa em dar resposta a uma melhoria do nível de serviço da circulação naquele nó de ligação. Assim, procedeu-se à deslocação da atual praça de portagem para junto da plena via da A4, libertando o ramo onde se encontra a praça de portagem existente dessa estrutura, o que irá resultar numa expectável maior fluidez de tráfego, uma vez que o novo layout desta zona vai proporcionar a entrada e a saída, para e da A4, em duas vias».

    Ao longo destes últimos tempos circularam rumores na nossa comunidade que finalizadas as obras de alargamento da A4 iria começar a ser cobrada portagem na saída para Ermesinde, contrariamente ao que acontece de há uns anos largos a esta parte, onde não se paga. Este rumor não passa disso mesmo, de um falso rumor, de acordo com a resposta da concessionária, que respondeu que «a reformulação em curso da praça de portagem de Ermesinde não implica qualquer alteração - em valor e percursos cobrados - ao regime atual de portagem aplicado no Nó de Ermesinde».

    Neste contacto pretendemos ainda conhecer o desenho do falado novo Nó de Águas Santa, tendo a concessionária explicado que o citado Nó «não vai sofrer alterações em relação ao seu antigo layout, com exceção da segregação dos fluxos de trânsito provenientes do Porto e de Matosinhos, que apenas se juntarão a nascente das galerias Sul e Central».

    Relativamente aos três túneis de Águas Santas, quisemos perceber como é que irão funcionar na verdade, ou seja, em que sentidos (Ermesinde/Águas Santas - Porto e vice-versa) irão estar abertos ao trânsito? Isto, porque também há ainda muita confusão na nossa comunidade sobre a forma como irão funcionar, na realidade. Neste ponto a Brisa explicou que «a partir de janeiro de 2023, este sublanço da A4 terá um fluxo de trânsito mais fluído, proporcionando viagens mais rápidas e seguras, com quatro vias de circulação em cada sentido na plena via: quatro vias na galeria Norte, no sentido Ermesinde/Águas Santas; duas vias de circulação na galeria Sul, no sentido Porto/Ermesinde; duas vias de circulação na galeria Central, no sentido Matosinhos / Ermesinde». Para mais pormenores a concessionária partilhou connosco os desenhos dos túneis de Águas Santas e da zona de saída para Ermesinde, e que aqui são publicados.

    Posto isto, falta agora saber como é que as vias em Ermesinde (EN 208 e Rotunda) conseguem garantir maior fluidez do tráfego automóvel (?) Mas isso já não é com a Brisa.

    foto
    .

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].