Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-07-2022

    SECÇÃO: Últimas


    Ermesinde vai ser palco do “EntreLinhas – Festa do Ferroviário”, para promoção do património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários

    foto
    A Cidade de Ermesinde vai ser palco nos próximos 26, 27 e 28 de agosto do “EntreLinhas – Festa do Ferroviário”. Trata-se de uma «iniciativa cultural lançada pela Câmara Municipal de Valongo, para perpetuar a ligação do território e da comunidade à história da ferrovia e dos ferroviários. Além do reconhecimento da importância da ferrovia e dos ferroviários na história da Cidade de Ermesinde e do Município de Valongo, o objetivo é contribuir para a promoção do conhecimento sobre o património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários, através do aprofundamento e difusão do conhecimento sobre a importância transversal dos caminhos-de-ferro, envolvendo toda a comunidade ferroviária em Portugal», explica a autarquia valonguense em nota de imprensa.

    A mesma fonte lembra que «o concelho de Valongo e a cidade de Ermesinde, em particular, são indissociáveis da história da ferrovia nacional. Desde 1875, com a inauguração da Estação Ferroviária, Ermesinde passou a ser um ponto de passagem de milhares de passeiros e mercadorias, que todos os dias se deslocam nas linhas do Minho, do Douro e de Leixões. Ao longo dos tempos, muitos ferroviários optaram por se fixar com as suas famílias no concelho, sobretudo em Ermesinde».

    A primeira edição da iniciativa “EntreLinhas – Festa do Ferroviário” terá como Comissário o Deputado à Assembleia da República, José Carlos Barbosa quadro sénior da CP, e vai realizar-se de 26 a 28 de agosto, em Ermesinde, no Parque Urbano e Fórum Cultural, Largo da Estação e Gandra. «Esta iniciativa contemplará a dinamização e promoção cultural, pretendendo ser um baluarte regional na elevação do património material e imaterial ferroviário. A programação inclui animação itinerante e dinâmicas culturais variadas com espetáculos, gastronomia, exposições e espaços para conferências/debates/mesas redondas. Destaca-se também a Mostra turística dos Municípios das linhas do Douro, Minho e Leixões. Os grandes concertos ficarão a cargo de NOBLE, Gisela João e HMB», informa a câmara.

    «Tendo uma grande importância numa parte considerável do nosso concelho, os ferroviários ajudaram a construir a cidade de Ermesinde, o que nos obriga a preservar a sua memória e a celebrar a união destas gentes que tanto deram ao nosso território. Pretendemos que esta primeira edição do EntreLinhas - Festa do Ferroviário tenha continuidade e se transforme num evento anual ligado quer à dimensão material da ferrovia, mas sobretudo à dimensão humana e imaterial da ferrovia, que junte na cidade de Ermesinde toda a família ferroviária de Portugal», considera o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

    «O setor ferroviário faz parte da memória e da identidade nacional, mas é também uma peça fundamental para garantir o nosso futuro, por constituir um dos meios de transporte mais sustentável e amigo do ambiente, tanto para passageiros, como para mercadorias», salienta o autarca.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].