Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-07-2022

    SECÇÃO: Últimas


    Remodelado Complexo Desportivo dos Montes da Costa já está ao dispor dos clubes e da população

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Na presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, foi ontem (1 de agosto) inaugurado o renovado e requalificado Complexo Desportivo dos Montes da Costa. A obra, que teve um custo de aproximadamente 600.000 euros, coloca não só ao serviço dos clubes do concelho - sobretudo aqueles que tem o atletismo como modalidade, tendo em conta que este complexo passa a disponibilizar a primeira pista de atletismo no concelho -, mas também à população em geral que ali queira praticar atividade física.

    Para além do citado membro do Governo, esta cerimónia contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Valongo (CMV), José Manuel Ribeiro, de elementos afetos ao executivo camarário, do representante da Junta de Freguesia de Ermesinde, Miguel de Oliveira, de representantes de associações locais, bem como de diversos atletas de coletividades concelhias ligadas ao atletismo, nomeadamente o Clube Zupper (da nossa cidade), o Estrelas Susanenses, e o Alfenense, que ali se encontravam a usufruir (treinar) da nova infraestrutura desportiva. Aliás, e em nota de rodapé, uma das caras conhecidas ali presentes foi a de José Magalhães, antigo atleta olímpico que se encontra ligado ao Alfenense.

    foto
    José Manuel Ribeiro confessou-se um homem feliz na sequência da inauguração deste renovado complexo desportivo. Ele que na sua alocução começaria por recordar que pouco antes de ser eleito pela primeira vez presidente da CMV, em 2013, estava em cima da mesa a possibilidade desta infraestrutura desportiva ser entregue a um privado, no sentido de vir a ser urbanizado, em troca do Estádio de Sonhos. «Ainda bem que isso não aconteceu. Hoje, não tenho dúvidas de que podemos afirmar que a cidade e o concelho ganharam com este equipamento. Esse processo de troca, ou de permuta, não avançou, e a CMV conservou para todos nós este espaço. Avançámos com um projeto para aqui, porque tínhamos muita falta de equipamentos para a prática do atletismo, uma modalidade que durante muito tempo não teve infraestruturas adequadas, e aqui foi possível incluir uma série de valências - para a prática da modalidade. E também, através de uma expropriação, passámos a deter o Estádio de Sonhos, que, entretanto, foi municipalizado. E, portanto, a cidade ganhou dois espaços», sublinhou o autarca.

    Dando conta de que esta obra custou à Câmara mais de 600.000 euros, um investimento que não foi financiado por fundos comunitários, o autarca elencou então algumas das valências que este complexo oferece, entre outras, um campo de futebol de sete com relvado sintético, circundado por quatro pistas de atletismo, um circuito de manutenção, uma caixa de saltos, uma pequena bancada, e balneários e área de apoio totalmente renovados. José Manuel Ribeiro deu ainda nota de outro projeto que autarquia tem em mente para esta infraestrutura desportiva, e que passa por fechar a zona que fica atrás dos balneários, no sentido de ali fazer mais um pavilhão. «É um projeto que gostaríamos de realizar em função das disponibilidades. É o que está na nossa cabeça, é uma forte vontade que temos», disse o edil. E a propósito de infraestruturas na nossa cidade, José Manuel Ribeiro informou que dentro de pouco tempo o requalificado Pavilhão da Bela vai estar igualmente disponível, uma obra que nas suas palavras está «espetacular», assim como a renovada Piscina Municipal de Ermesinde, cujas obras estão perto de estarem concluídas. «A curto prazo a cidade e o concelho irão ter mais dois equipamentos para o desporto», disse o autarca.

    foto
    Mais à frente, na sua intervenção, sublinharia a importância do desporto nas suas mais variadas dimensões e funções, ou seja, não só na sua dimensão física, isto é, no bem que faz à saúde, mas de igual modo na sua dimensão social, na promoção da ética e dos valores, vincando que o desporto tem também esta dimensão de formar as pessoas para «a paz, para o convívio são, para sermos uma sociedade pacífica, e num Mundo tão em guerra vejam a importância que o desporto pode ter. A isto chama-se ética no desporto, chamam-se valores no desporto», disse. Já quase a terminar a sua alocução o presidente da Câmara apelou à comunidade que ajudem a defender este tipo de investimentos, pois se assim o fizerem estão, na sua visão, a aderir ao desporto, a aderir às associações e desta forma torná-las mais fortes. «Estimem isto, porque isto é vosso, foi feito com o dinheiro dos impostos das pessoas do concelho de Valongo, é um investimento para os cidadãos do concelho, é de todos nós. A partir de agora, com este equipamento, podemos fazer esta pergunta: quantas crianças podem descobrir aqui o atletismo? Quantas crianças e futuros adultos podem vir a dar atletas de grande nível e que podem conquistar prestígio para eles e para o país só porque se faz este tipo de equipamento? Estes equipamentos são equipamentos que abrem as janelas de oportunidades e sem eles nós nunca teríamos oportunidades», disse, lembrando que esta até pode não ser uma pista olímpica, mas «é uma primeira pista e é o suficiente para detetar talentos, e se depois aparecer aqui alguém no concelho com talento posteriormente haverá outras estruturas, muito mais capazes, para onde os encaminhar. Mas esta é a primeira fase, é um investimento semente, estamos a investir na semente. Espero que este equipamento seja muito utilizado, seja muito útil, e espero sobretudo que muitos jovens aqui descubram talento», concluiu o edil.

    JOÃO PAULO CORREIA ELOGIA INVESTIMENTO POUCO COMUM NO PAÍS

    foto
    Seguidamente usaria da palavra o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que demonstraria a sua satisfação de ali estar a inaugurar aquele equipamento. Elogiaria em seguida a CMV, pelo facto de ter investido mais de 600.000 euros de receitas próprias na requalificação deste complexo desportivo. «Sei que este é um investimento que não é comum acontecer todos os dias no nosso país, e sei que o desporto e a juventude representam umas das prioridades da CMV. E, por isso, como membro do Governo queria transmitir ao presidente da CMV o nosso reconhecimento pelo trabalho que tem feito na área da juventude e do desporto, e acima de tudo felicitá-lo por este investimento, por esta opção, porque sei bem, porque também já fui autarca, quando os recursos são limitados temos de fazer opções, e este investimento superior a 600.000 euros podia ter sido destinado a outra área governativa, mas foi destinado à área do desporto e acho que foi extremamente oportuno. Pois é assim que se começa a desenvolver o desporto, é criando infraestruturas que sejam disponibilizadas aos clubes desportivos do território e também uma infraestrutura desportiva aberta à comunidade, aos cidadãos e cidadãs que diariamente aqui queiram fazer a sua atividade física», disse João Paulo Correia. A este propósito o governante lembraria que Portugal no seu programa de desenvolvimento desportivo tem como meta até 2030 chegar ao lote de 15 países da União Europeia com melhores índices de atividade física, sendo que para isso acontecer há que investir em equipamentos como este em Ermesinde.

    foto
    Ressalvaria mais adiante que quer as câmaras municipais, quer as juntas de freguesia, são parceiros fundamentais do Governo na área do desporto, informando que segundo um estudo recente do INE (Instituto Nacional de Estatística) dois terços do investimento direto nesta área concreta é feito pelas autarquias. A terminar a intervenção, João Paulo Correia sublinhou a importância e a força que o desporto tem na sociedade global, na promoção de valores, da ética, e da paz, lembrando neste ponto que o desporto foi o primeiro setor a aplicar sanções à Rússia na questão da guerra na Ucrânia.

    Por: Miguel Barros

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].