Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-07-2022

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Exposição “A Matemática à Luz da Arte”

    foto
    No dia 6 de junho, pelas 17.45 horas, deu-se início à inauguração da Exposição A Matemática à Luz da Arte no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    A cerimónia contou com a presença de várias personalidades ligadas à vida concelhia e escolar tais como os Presidentes da Câmara Municipal de Valongo e da Junta de Freguesia de Ermesinde, o Diretor do Agrupamento de Escolas de São Lourenço, a Sub-Diretora, Adjunta do Diretor, representante da Educação Pré-escolar e o Coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares. Estiveram ainda presentes os Coordenadores de Estabelecimento, a Coordenadora do Departamento de Ciências Exatas do agrupamento, bem como as docentes do 4.º ano de escolaridade, famílias e alunos convidados. A abertura da cerimónia ficou marcada pela intervenção musical com a voz do professor Rui Fidalgo que interpretou ”A queda do Império “ de Vitorino. A coordenadora da Biblioteca Escolar, Conceição Ferreira subiu ao palco para apresentar a exposição e dar a conhecer todo o processo pedagógico deste projeto que se inseriu no Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, trabalhado pelas professoras bibliotecárias, em articulação com docentes da equipa da BE e as docentes titulares de turma do 4.º ano de escolaridade, que culminou nesta exposição inspirada em Wassily Kandinsky - Música, Matemática e Geometria.

    Usou ainda da palavra a professora Isabel Oliveira, professora do 1.º ciclo na variante de Matemática que, juntamente com a professora Cecília Tojal, professora de Matemática do 3.º ciclo, trabalharam conceitos de Matemática e Geometria, associados à pintura de Kandinsky. A docente destacou o espírito de entreajuda entre os diferentes ciclos de ensino envolvidos, o que favoreceu uma articulação com resultados positivos bem visíveis.

    A professora Sandra Monteiro, em representação dos professores e alunos do 4º ano de escolaridade destacou a importância da transversalidade dos vários domínios do conhecimento. Agradeceu ainda a toda a comunidade envolvida que, com o empenho e esforço, tornaram possível a concretização deste projeto.

    foto
    Os alunos Catarina e Miguel, em representação do 4º ano, foram chamados ao palco para descrever o processo criativo por detrás do projeto. Segundo eles, este trabalho permitiu-lhes extravasar os sentimentos e as emoções enquanto delineavam as linhas e manuseavam tintas, telas, cores, etc, com que compuseram as telas individuais e coletivas.

    De seguida a plateia assistiu a uma exposição virtual preparada pela biblioteca, na plataforma EMAZE que, partindo de um pequeno vídeo em que se pôde observar o processo criativo do próprio Kandinsky, pondo a plateia a pensar sobre a arte: „empreste os seus ouvidos à música, abra os olhos para a pintura e pare de pensar”.

    Nesta apresentação os presentes puderam assistir ao processo criativo de todas as fases e à finalização do projeto. O Diretor do Agrupamento, Dr. José Miguel Marques, encerrou a sessão com palavras de agradecimento a toda a comunidade escolar, com destaque para os promotores da atividade e para a importância da Biblioteca como “açambarcadora de todas as artes”. Parabenizou ainda todos os participantes o que encheu todo o agrupamento de orgulho.

    O Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr. Franklim Silva, pediu o uso da palavra para destacar o trabalho extraordinário que visitou e considerou que este projeto deve ser divulgado a toda a comunidade escolar .

    Finalmente todos os presentes percorreram o espaço da exposição para observar cada trabalho exposto.

    Cada quadro continha um texto muito pessoal do aluno artista, “Memória Descritiva da tela”, onde se explicava os motivos que o levaram a compor a sua obra.

    A Biblioteca Escolar

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].