Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-07-2022

    SECÇÃO: Local


    Parque do Vale do Leça viveu seis dias de farta animação com o Mercado Medieval e a Feira de Artesanto de Alfena

    Fotos JFA
    Fotos JFA
    O Parque do Vale do Leça, em Alfena, viveu dois fins-de-semana consecutivos de muita animação, recheados de música, teatro, contos, fábulas medievais, animação de rua com saltibancos e malabaristas, espetáculos de fogo, artesanato, e bons petiscos. Atrativos que fizeram com que alguns milhares de pessoas por ali passassem durante o referido período. O primeiro evento decorreu entre os dias 1 e 3 de julho, e levou-nos numa viagem até à época medieval. Falamos da 2.ª edição do Mercado Medieval de Alfena (nas imagens), que teve como cenário as margens do Leça e que ao longo de três intensos dias constituiu uma autêntica festa com música, dança, tradições, artesanato e muitas iguarias que os visitantes puderam apreciar.

    foto
    Em jeito de balanço, a Junta de Freguesia de Alfena referiu nas suas redes sociais que «a população aderiu em força e desfrutou de todas as atividades que teve à disposição no Parque Vale de Leça que, serviu de cenário, pela segunda vez, a este evento, que surge de uma parceria entre a Junta de Freguesia e a Diamante Eventos. Ao longo dos três dias não faltou animação com música, com o grupo de percussão “Filhos da Pauta”, os grupos “Medieval Trovadores”, “Porta da Traição”, “Barro Negro” e os “Alquimistas Khem”. Na dança, destaque para o Grupo de Dança Oriental “Tribo Ta-Meri”, o Grupo de danças medievais do povo a cargo do Grupo de Dança de Alfena, e do Estúdio de Dança “Próximo Passo”. Os momentos de teatro estiveram a cargo dos “Viajantes do Tempo”, “Trupe de Outros Tempos” e “Galloway”. Não faltaram contos e fábulas medievais, animação de rua com saltibancos e malabaristas. Juntou-se à festa o canto à capela com o grupo “Arte Im’ Anjos”. Destaque, ainda para os espetáculos de fogo com a “Tribo Ta-Meri” e “Elite Os Vale Tudo”. A toda esta animação, a organização juntou um acampamento militar com sala de armas e homens de armas, um acampamento do povo, um acampamento de artes e ofícios, e um torneio apeado e a cavalo. No último dia do evento o ponto alto foi a recriação histórica “A Conquista do Termo de Alfena”».

    foto
    No fim-de-semana seguinte, dias 8, 9 e 10 de julho, o parque voltou a estar em festa com a Feira de Artesanato de Alfena. Foram, igualmente, três dias pautados por muita música, teatro, e artesanato, claro, sendo de destacar no campo musical as presenças dos Filhos da Pauta - que abriram o evento com uma arruada -; e para o Encontro de Folclore que contou com as participações do Grupo Etnográfico de Danças e Cantares Regionais do Norte, do Grupo Folclórico do Centro Social e Paroquial de Alfena, e da Associação de Preservação do Património Cultural Popular de Alfena. Ainda no âmbito do cartaz musical realce para a Associação Cultural “Arte Im Anjos” (que também fez parte do cartaz teatral do evento), que apresentou uma atividade de musicoterapia para bebés; a Unidade de Deficiência de Alfena; e a Banda Musical de São Vicente de Alfena. Quanto a teatro, espetáculos também não faltaram, sendo de mencionar as presenças dos Plumas Negras - Associação Cultural e Recreativa. No campo da dança estiveram presentes a Escola de Ritmos Dança Estúdio; o DJ Richie Hood; e a 3.ª Essência - Associação Cultural e Artística de Dança Oriental, Yoga e Terapias Naturais.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].