Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 20-07-2022

    SECÇÃO: Destaque


    FEIRA DO LIVRO DO CONCELHO DE VALONGO

    Autores do nosso concelho em destaque na Feira

    Foto MANUEL VALDREZ
    Foto MANUEL VALDREZ
    Uma das notas que a nosso ver deve ser realçada nesta Feira é o palco que tem sido dado aos autores do concelho de Valongo para que possam apresentar as suas obras literárias. Autores do nosso concelho que estão ali representados pela “Letras e Melodias - Associação Cultural e Recreativa”. Esta associação valonguense representa na Feira mais de 30 escritores oriundos de todas as freguesias do concelho, que aqui têm as suas obras à venda. Mas quando dizemos que os autores do concelho têm tido palco, ou destaque, noutra perspetiva, nesta Feira, não nos referimos apenas ao facto de os seus livros estarem ali expostos, mas também porque alguns desses autores têm tido a oportunidade, no Espaço Livro, de os apresentar, de falar sobre eles, publicamente.

    E alguns com comprovado sucesso, como foi o caso do escritor ermesindense Filipe Bacelo, que na Feira apresentou (no dia 16) a sua mais recente obra, o segundo volume do romance “O Comboio das Nove”. Tem sido visível o carinho e admiração que este escritor tem recebido por parte do público, não só no dia da apresentação (na imagem) do seu livro, que contou com casa cheia, mas também nos outros dias em que por ali passou para conversar com o seu vasto leque de admiradores, conforme foi possível perceber. Filipe Bacelo, segundo nos apercebemos, tem sido dos autores que mais livros tem vendido - até ao dia em que esta edição foi fechada - na Feira.

    Mas não foi só este ermesindense a falar da sua obra ao público. Francisca Fernandes, por exemplo, uma jovem adolescente de Valongo, deu a conhecer na tarde do dia 17 o (seu) sonho tornado em realidade. Sonho esse que se intitula “Diário De Alison Brown”, o livro que, segundo a editora responsável pela obra, «é um raio de sol na vida de uma adolescente que promete surpreender-nos com mais belíssimos trabalhos literários. Destaca-se neste seu primeiro filho literário a surpreendente capacidade de uma menina e moça, dona de uma força interior capaz de conquistar os corações dos seus muitos leitores que aguardam ansiosamente pelo dia em que poderão abraçar este Diário».

    Outros autores, como Alice Santos, que na noite de 18 de julho deu a conhecer e falou sobre a sua obra “Vidas”; e Gabriela de Sá, que no dia seguinte apresentou o livro “O Estranho Fascínio da Internet” também centraram em si atenções até ao momento em que escrevemos estas linhas. Outros o farão até ao final da feira, como Carlos Nogueira, docente e responsável pela Cátedra Internacional José Saramago/UTAD, e que no dia 20 será responsável pela apresentação do livro “O ano da morte de Ricardo Reis”, da autoria do Nobel da Literatura portuguesa; Raquel Garcez Pacheco, que na tarde de 21 de julho irá dar a conhecer ao público o seu livro “E Se...”; Goreti Dias, que neste mesmo dia 21 irá apresentar à noite o livro “Ousadia”; Adriano Ribeiro, que na sexta-feira (dia 22) à noite apresenta o livro “Outeiro dos Velhos Tempos”; e Daniela Camões, que na última tarde do evento vai apresentar o seu livro “”Coração de Lince” - e perdoem-nos todos os que ali tenham estado e cujo nome/apresentação nos tenha escapado, pois eles foram muitos... e bons. Também o Museu da Magia, localizado em Ermesinde, por aqui passou com “Contos com Magia”.

    Numa Feira onde a personagem principal é o Livro, dar palco, ou dar voz, a autores do concelho, é sem dúvida, uma nota que merece amplo destaque. Pela positiva, naturalmente.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].