Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Últimas


    Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo está de volta com cinco dias de festa

    foto
    Após dois anos de interregno, por força da pandemia, a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista está de volta à agenda cultural do nosso concelho.

    A 7.ª edição do evento decorre entre os dias 1 e 5 de junho na sede do concelho.

    Segundo a autarquia de Valongo os visitantes da feira poderão contar com cinco dias de festa entre concertos, showcookings, recriações históricas, fabrico ao vivo e muito mais.

    «Depois de dois anos de tranquilidade por força da pandemia, o centro da cidade e a zona histórica de Valongo recomeçam as preparações para a agitação de mais uma edição da Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, uma coorganização da Junta de Freguesia de Valongo e da Câmara Municipal. As atividades vão acontecer no Largo do Centenário, Rua de S. Mamede, Praça Dr. Nunes da Ponte, Parque da Senra e Rua de Sousa Paupério – tudo para que seja possível acolher as cerca de 150 mil pessoas esperadas», informa a Câmara.

    Apesar de se tratar de um evento que homenageia a tradição gastronómica, a vertente cultural também se faz sentir. Prova disso é o palco principal montado no Largo do Centenário, onde, pelas 21.00, se vão fazer ouvir artistas como Carlão, The Black Mamba ou Virgem Suta. O cartaz fica completo com os sons mirandeses dos Galandum Galundaina e os ritmos quentes dos irmãos Némanus.

    «Mas a animação não se fica pelo palco principal. O arranque das festividades faz-se na quarta-feira 1 com o desfile de abertura, onde crianças das escolas do concelho e associações locais se vestem a rigor para representar personagens características como o padeiro e o almocreve, por exemplo. Ao passear para admirar a decoração das ruas e fachadas, prepare-se: pode ser surpreendido por mulheres que apregoam a famosa regueifa, uma vez que a animação itinerante também é uma das apostas do evento.

    A programação cultural conta ainda com um mercado de artesanato local na Rua de S. Mamede (sim, vai poder comprar um quadro de lousa ou um brinquedo tradicional, típicos do Concelho), uma exposição de rua e dois museus de portas abertas em horário alargado (o Museu Municipal e a Oficina da Regueifa e do Biscoito)», diz em nota de imprensa o Município.

    Estes são apenas alguns dos momentos-chave que marcam o evento, mas há muito mais para descobrir na 7.ª edição da Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista. Recorde-se que a última edição, que aconteceu em 2019, trouxe ao Concelho de Valongo cerca de 120 mil visitantes. A expectativa da organização é que, depois de dois anos sem festividades por força da pandemia, este número seja largamente ultrapassado e chegue aos 150 mil.

    Mais informação: https://www.cm-valongo.pt/pages/567?event_id=2061

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].