Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-04-2022

    SECÇÃO: Destaque


    Financiamento europeu de 4 milhões de euros para despoluir o Rio Leça

    foto
    A Associação de Municípios Corredor do Rio Leça conseguiu uma verba de 4 milhões de euros para a despoluição do referido rio. Esta verba foi conseguida no âmbito da aprovação de uma candidatura realizada pela citada associação para financiar a recuperação ecológica do Rio Leça.

    De acordo com a nota de imprensa enviada pela Câmara de Valongo no passado dia 31 de março (nota: e que não foi incluída na nossa anterior edição pelo facto de que nesse dia a mesma já se encontrava em banca), este «financiamento europeu vai permitir grande operação de limpeza com financiamento aos proprietários».

    Esta verba vai permitir uma grande intervenção de limpeza e beneficiação global do Rio Leça e principais afluentes da nascente à foz até ao final de 2023.

    «Será uma oportunidade única para todos os proprietários, que poderão usufruir de uma intervenção financiada a 100% para limpeza, replantação das margens e contenção de erosão com recurso a técnicas de engenharia natural. Esta intervenção será coordenada pelos técnicos do Corredor do Rio Leça, que irão garantir a aplicação das melhores práticas para que o Rio Leça tenha cada vez mais vida, uma paisagem cuidada e água límpida e abundante», podia ler-se na nota de imprensa.

    A mesma dizia ainda que esta candidatura elaborada após uma grande articulação e colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, «irá possibilitar uma investigação minuciosa de todo o percurso do Rio e os seus afluentes, a adaptação às alterações climáticas, redução dos risco de cheias e promoção da qualidade da água, sendo uma oportunidade única para a reabilitação deste curso de água, constituindo um enorme benefício para o meio ambiente e para toda a população que usufrui deste percurso natural», realçou então Luísa Salgueiro, presidente da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça.

    «Serão retirados todos os resíduos que permanecem no leito e margens, tais como pneus e outros de grande volume, assim como, plásticos de pequena dimensão que permanecem na vegetação após as cheias. Será efetuada a inventariação, georeferenciação e investigação de todas as captações de água e tubos que podem libertar poluentes nas linhas de água a coberto da vegetação para evitar futuros episódios de poluição. Será promovida e monitorizada a biodiversidade, efetuado o combate às plantas invasoras e acelerada a recuperação ecológica de todo o rio, através da replantação da vegetação marginal, criação de zonas húmidas, charcos e viveiros de plantas aquáticas para apoiar o restauro do ecossistema. Todos os municípios irão promover reuniões de apresentação à população, nas quais os interessados podem conhecer e participar neste projeto, será ainda lançado um sítio na internet para divulgação do projeto e várias atividades de participação pública, onde todos serão convidados a ajudar na despoluição do Rio Leça e participar nas atividades da associação de municípios», explicava o comunicado.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].