Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2021

    SECÇÃO: Últimas


    Rio Leça vai ter vigilância com equipas de guarda-rios

    foto
    O Rio Leça vai ter vigilância ainda este ano com a constituição de equipas de guarda-rios dos quatro municípios banhados pelo rio, deu conta a Câmara de Valongo. Ainda de acordo com a mesma fonte, a decisão foi tomada na primeira Assembleia Geral da Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios, a primeira associação intermunicipal do país a ter como objetivo a recuperação de um rio e que junta os municípios de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos.

    Presidida por D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, a Assembleia Geral determinou a constituição, ainda este ano, de uma equipa de guarda-rios que irá percorrer e monitorizar o Rio Leça. A equipa será constituída por funcionários dos quatro municípios que integram o Corredor do Rio Leça.

    Na primeira reunião da Assembleia Geral da Corredor do Rio Leça foram aprovados o orçamento e o plano de atividades para 2021 da associação, que, ainda este verão, deverá instalar-se num espaço do Centro Empresarial da Lionesa, em Leça do Balio.

    A Corredor do Rio Leça, Associação de Municípios surgiu com os objetivos de recuperação ecológica do rio e a valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território que ele atravessa, desde a nascente até à foz, bem como, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre.

    O rio Leça, que nasce no município de Santo Tirso, tem 44,8 quilómetros no seu curso de água principal e passa por Refojos de Riba de Ave, Lamelas, Reguenga, Agrela, Água Longa, Alfena, Ermesinde e Maia, até desaguar no Porto de Leixões, em Matosinhos. A sua bacia hidrográfica, que corresponde à área que é drenada pelo rio Leça e pelos seus afluentes, compreende uma superfície de 190 quilómetros quadrados (Km2) e é delimitada a norte pela bacia do rio Ave e a sul pela bacia do rio Douro.

    Atravessando uma região com intensa atividade industrial, o rio foi ao longo dos anos afetado com vários focos de poluição, que degradou a qualidade das águas e dos sistemas biológicos, chegando a ser apontado como um dos cursos de água mais poluídos da Europa.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].