Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2021

    SECÇÃO: Local


    Exposição “Ensin’@rte” pela mão dos alunos do 1ºG, da Escola Básica de Mirante de Sonhos na Junta de Freguesia de Ermesinde

    Fotos MANUEL VALDREZ
    Fotos MANUEL VALDREZ
    Foi inaugurada no passado dia 3 de junho a exposição “Ensin’@rte”, que estará patente na Junta de Freguesia de Ermesinde até ao próximo dia 2 de julho.

    Esta é uma exposição que pretende apresentar ao público o resultado de vários desafios propostos aos alunos e respetivas famílias do 1º G da Escola Básica Mirante de Sonhos, em Ermesinde, pela professora Neuza Pinto, durante o Ensino à Distância, no presente ano letivo.

    De acordo com a organização, «para quem ensina a ler e a escrever, sabe que o contacto físico entre professor e aluno é importantíssimo; que o “pegar na mão” é essencial na orientação das aprendizagens de quem está na escola pela primeira vez. Durante um período de tempo em que a escola passou a ser em casa, parecia quase impossível ensinar alunos desta idade, já que a separação física era uma realidade. Contudo, com a colaboração dos pais, a professora abraçou mais este desafio, servindo-se das tecnologias e dos meios digitais para dar continuidade ao trabalho iniciado na escola. Surgia uma grande questão: como motivar os alunos para as aprendizagens, nesta nova forma de aprender e de ensinar?

    foto
    Foi no trabalho de projeto, com recurso a desafios semanais, que se encontrou a fórmula para trabalhar os conteúdos das diferentes áreas do currículo, interligando tudo com a componente artística, para uma maior autonomia; desenvolvimento do sentido estético e dos valores de cidadania e de ecologia.

    Numa linha digital, agora transportada para um espaço físico, foi possível unir todos os intervenientes deste projeto de ensino e de aprendizagem – professora, alunos e pais – fazendo da escola um espaço muito mais rico e atrativo, apesar de todas as circunstâncias impostas por um confinamento. O resultado está à vista e pode ser agora apreciado por todos quantos sentem pela Arte de Ensinar uma verdadeira paixão».

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].