Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2021

    SECÇÃO: Destaque


    Inaugurado Centro de Escalada de Valongo

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Foi inaugurado o Centro de Escalada de Valongo. Este equipamento, especificamente dedicado à prática do desporto ao ar livre, em contacto com a natureza, já é uma realidade e poderá ser livremente utilizado logo que sejam levantadas as restrições impostas pela pandemia. Esta nova infraestrutura inserida no Parque das Serras do Porto é composta por 3 maciços rochosos naturais, designadamente, Fraga do Castelo, Fraga do Teto e Fraga Lisa, com cerca de 40 vias de acesso, permitindo a prática de escalada a principiantes e atletas mais experientes, com diferentes graus de dificuldade.

    Localizado nas Serras de Valongo, o Centro de Escalada de Valongo é um equipamento desportivo para a prática da Escalada em Ambiente Natural, «que oferece desafios e condições únicas aos praticantes», diz a Câmara de Valongo.

    O equipamento foi desenvolvido em parceria com o Alto Relevo – Clube de Montanhismo, que assegurou a qualidade técnica do equipamento. «Este Centro tem como objetivo incentivar a prática regular da Escalada, promover o Parque das Serras do Porto, proporcionar o contacto com a natureza e desfrutar das magníficas paisagens que as nossas Serras de Valongo proporcionam», explica ainda a autarquia.

    foto
    O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Diretor Regional Norte do IPDJ, Vítor Dias, descerraram a placa do ato inaugural que se realizou no dia de 13 de março, de forma singela, de modo a respeitar as regras da saúde pública em vigor.

    «Estamos a ativar o território. Esta nova infraestrutura vem completar um ciclo de investimento de aproximadamente 750.000 euros nas nossas serras. O Centro de Escalada junta-se ao Circuito de Percursos Equestres, ao Centro de BTT, ao Centro de Trail Running e ao Circuito de Contemplação de Valongo, representando uma poderosa mais-valia para a dinamização do Parque das Serras do Porto e de toda a Área Metropolitana, onde o concelho de Valongo se assume como a Capital do Desporto Outdoor», salienta José Manuel Ribeiro, referindo que este investimento vai ter continuidade com a melhoria das infraestruturas já existentes e com novos projetos de fruição das serras, tais como a Escadaria Cuca Macuca, que em breve também vai nascer na Serra de Santa Justa.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].