Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-12-2020
Jornal Online

SECÇÃO: Educação


RoadshowNET VIVA E SEGURA – CENFIM de Ermesinde

foto
O CENFIM de Ermesinde procura acompanhar a evolução tecnológica e a plena consciência de vivermos num mundo cada vez mais digital, que cria novas oportunidades e novos desafios, requer uma responsabilidade social de promoção da literacia digital. De forma a contribuir para uma sociedade informada e, consequentemente, mais segura, os nossos formandos das turmas de aprendizagem do 3ºano, dos cursos de Técnico de Desenho de Construções Mecânicas; Técnico de Maquinação e Programação CNC e Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica, participaram no dia 15 de dezembro de 2020, no Roadshow NET VIVA E SEGURA, em formato online, uma parceria da DECO PROTESTE com a Google.

Esta iniciativa de esclarecimento teve o objetivo de alertar para a importância de proteger o utilizador na rede, refletindo sobre a Segurança, Privacidade e Respeito na internet e redes sociais. Para captar a atenção dos jovens criaram um Workshop dinâmico e interativo, que recriou diversos momentos informativos, de debate e reflexão por parte de especialistas da Deco, da Polícia Judiciária e Youtubers. Com a duração de 90 minutos, existiu um envolvimento dos formandos neste debate, pela partilha dos seus hábitos na utilização da internet, para que sejam mais seguros e mais críticos na sua utilização. Refletiram sobre os perigos e apresentaram conselhos muito práticos para gerir a informação pessoal e partilhas nas redes sociais.

Para incentivar a utilização segura da internet abordaram a escolha de ligações seguras, dos cuidados a ter com compras online ou da proteção dos dispositivos. Referiram os cuidados a ter com o que se divulga nas redes sociais, as fakenews ou o cyberbulling.

Este projeto conquistou os nossos jovens e contribuirá, com certeza, para a promoção de experiências online ativas mais esclarecidas e conscientes em respeito pela sua privacidade.

Partilhamos alguns dos testemunhos dos nossos formandos:

“Foi uma aula muito pertinente e ficamos, sem dúvida, esclarecidos sobre o assunto.”

Luís, João e Pedro At3g

“Achei muitíssimo educativa a atividade, pois esclareceu as dúvidas e elucidou sobre a maneira de agir em certas situações. Colocaram perguntas realmente importantes, que nos levam realmente a refletir se estamos a proteger-nos devidamente.”

Diogo Oliveira, At3f

“Uma atividade bastante informativa, que me ajudou a saber mais sobre os riscos e a segurança que devo ter na internet e nas redes sociais.”

Alexandre Duarte, At3f

“Estas iniciativas são muito importantes para alertar os jovens para os perigos da Internet. Devem ser cada vez mais recorrentes no mundo escolar e devia abranger diversas faixas etárias, desde o ensino primário, porque a internet está cada vez mais presente e de uma forma prematura na vida das crianças e jovens.”

Tiago Sousa, Hugo Rodrigues,

André Rodrigues, André Gaspar At3g

 

 

este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
© 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
Comentários sobre o site: webmaster@domdigital.pt.