Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2020

    SECÇÃO: Educação


    O Ensino Musical no CENFIM de Ermesinde

    foto
    Para além do cumprimento do programa curricular, no CENFIM (Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica) Ermesinde existe uma estratégia de investimento na organização de uma panóplia de atividades, permitindo um contacto com diferentes realidades e um intercâmbio de experiências e conhecimentos.

    Para além de aulas de Educação Física, há agora outra novidade! A aposta de fruição artística e cultural, pela promoção de Aulas de Música, ministradas pelo formador Tiago Rodrigues, possibilitou aos formandos do curso de Técnico de Desenho de Construções Mecânicas, At2d, uma experiência de primeiro contacto ou de desenvolvimento das competências através da exploração de sons; sentido rítmico; treino auditivo/musical; explicação e manipulação de diversos instrumentos musicais. O potencial oferecido pela aproximação com a música, mesmo que a interação ocorra apenas num nível simplificado, é bastante significativo o facto de permitir que o formando atue diretamente na criação musical.

    A interpretação, criação e até mesmo a mera audição musical implicam processos mentais bastante complexos, pelo pensamento lógico, analítico, sequencial, de conhecimento e gestão das emoções, próprias e de outros, ou sentir empatia, competências cada vez mais valorizadas no mundo empresarial.

    Acreditamos que a aprendizagem musical influi positivamente na capacidade de concentração dos formandos, na sua capacidade de organização, gestão de tempo e disciplina pessoal, tendo, assim, um forte impacto nos seus resultados escolares, na sua vida pessoal e futura profissão.

    Esta é apenas uma das oportunidades de enriquecimento pessoal promovidas, caracterizada pelo fator diferenciador e motivador que traz enormes benefícios para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos nossos formandos.

    Partilhamos testemunhos de formandos sobre esta atividade:

    “As aulas de música são importantes para todos. Treinamos bastante o ritmo e a concentração.”

    Sérgio Silva, At2d

    “Aulas divertidas e com boa energia que permitem a interação entre colegas e a descoberta de ritmos e dotes musicais que desconhecíamos ter!”

    Diogo Garrucho e Pedro Martins, At2m

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].