Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2020

    SECÇÃO: Local


    “Milagres e Parábolas de Jesus” - 6.º Livro de Aline (Adelina Rosa)

    foto
    Oito dias antes do Natal, mais concretamente no dia 18 de dezembro, pelas 17 horas, no Auditório da Universidade Sénior de Gondomar, Adelina Rosa, que dá pelo nome literário de Aline, aluna da Universidade Sénior de Ermesinde, lançou o seu sexto livro infantil - MILAGRES E PARÁBOLAS DE JESUS, este em verso, tendo convidado para apresentar o livro, o nosso diretor, Manuel Augusto Dias.

    A mesa foi constituída pela autora, pelo Presidente da Direção da Universidade Sénior de Gondomar e Presidente da União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, António Braz, pelo Presidente da Universidade Sénior de Ermesinde e Diretor de “A Voz de Ermesinde”, Manuel Dias e por um jovem catequista da Paróquia de Folgosa (Maia), Rui Oliveira. A conduzir os trabalhos, Celeste Almeida, amiga da autora, vinda de Castro Daire. Foi uma cerimónia muito bem conduzida e muito bem conseguida, que intercalou a palavra com momentos de dança e de declamação, esta por parte de uma dezena de jovens que participaram alegremente no evento, que também teve a presença, através de mensagem de vídeo, do cantor Marco Paulo, amigo de Aline, que costuma estar no lançamento dos seus livros mas que desta vez não pôde, por razões óbvias. Este livro de Aline que surge exatamente numa das conjunturas em que os milagres mais são precisos, começa com um pensamento muito positivo de Marco Paulo e muito a propósito dos tempos difíceis que vivemos: «Mesmo no pior momento quem tem fé consegue ver o futuro com esperança”. Os milagres e parábolas de Jesus tratados neste livro editado pela “Flamingo Edições” são os seguintes: As Bodas de Caná, A Ovelha Perdida, A Cura do Paralítico de Cafarnaum, O Bom Samaritano, A Mulher do Fluído de Sangue, O Fariseu e O Publicano, Jesus Acalma a Tempestade e O Filho Pródigo.

    foto
    Depois da mensagem das boas vindas pelo anfitrião António Braz, seguiu-se um interessante número de dança interpretado pelo casal Catarina e João, autênticas estrelas das danças de salão, já várias vezes medalhados em concursos nacionais e internacionais. Rui Oliveira, da paróquia de Folgosa, apresentou-se e elogiou a autora e a sua colaboração com o movimento catequístico. Manuel Dias optou por falar do enquadramento histórico-geográfico do cristianismo e dos seus valores universais e intemporais, como a igualdade, a esperança, a bondade, a confiança e a fé, que também, de algum modo, se encontram neste livro, escrito em versos simples para que as crianças os entendam. De facto, Aline tenta falar das coisas do mundo com os olhos de ver de uma criança e é certamente esse o segredo do seu êxito literário. Neste seu último livro mereceram destaque ao apresentador da obra as excelentes ilustrações da artista Juliana Ribeiro, que também se encontrava presente, e uma página aberta intitulada “Moral da História”, no final de cada parábola, para que cada leitor registe a lição que tirou do que acabou de ler.

    foto
    Este é o sexto livro da autora. O primeiro surgiu em 2012, “A Bela e o Monstro e outros contos mágicos recriados em verso”; o segundo foi dois anos depois (2014), “A casinha de chocolate e outros contos mágicos recriados em verso” (já em 2.ª edição); em 2015, surgiria “O Principezinho e outras histórias de princesas” (em 3.ª edição), este livro foi recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 6.º ano de escolaridade; em 2016, “Alfabeto dos Sentimentos” (em 2.ª edição); e, em 2018, “O Gato das Botas”. Aline tem também participações nas coletâneas ‘Lugares e Palavras de Natal’ de 2013 a 2020, e ‘Lugares e Palavras do Porto’ (2014). Participou nas antologias poéticas ‘Mimos’, de maio e novembro 2018, abril e outubro 2019, e março e setembro 2020. Este último livro, pode ser utilizado também no ensino religioso, designadamente na catequese.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].