Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2020

    SECÇÃO: Últimas


    Câmara lança concurso para os Novos Paços do Concelho e garante 14,4 milhões de euros de financiamento para investimento municipal

    foto
    A Câmara Municipal de Valongo aprovou na passada sexta-feira (11 de dezembro) - em reunião pública da autarquia - dois empréstimos no valor global de 14.414.000 euros, para financiar os principais investimentos municipais que vão arrancar em 2021, designadamente o projeto Casa da Democracia Local (futuros Paços do Concelho), cujo concurso público internacional também foi aprovado na reunião de hoje.

    Além do empréstimo de 10.500.000 euros destinado a financiar a construção da futura Casa da Democracia Local (Paços do Concelho), foi também aprovado um empréstimo no valor de 3.914.000 euros para os seguintes investimentos municipais: Construção Parque Estacionamento do Cemitério Valongo - 550 000,00 euros; Parque do Leça – Alfena -794 000,00 euros; Circuito pedonal do Rio Ferreira - 200 000,00 euros; Quinta Pedagógica do Passal – Piscina - 320 000,00 euros; Requalificação da Rua S. Vicente - 330 000,00 euros; Rua da Costa - 155 000,00 euros; Passeio desde a Escola Profissional até ao Centro de Sobrado - 200 000,00 euros; Nova Gandra - 330 000,00 euros; Mercado de Ermesinde - 270 000,00euros; Requalificação do espaço da feira envolvente ao mercado - 210 000,00 euros; Requalificação da Rua da Palmilheira - 290 000,00 euros ; Rua André Gaspar - 265 000,00 euros.

    «Este é o tempo certo para investir. Temos boa saúde financeira. Fomos exigentes e fomos compensados», frisou José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo, sublinhando que «é nas alturas de crise que o investimento público mais se justifica».

    Relativamente ao projeto da Casa de Democracia Local, o autarca salienta que se trata de «uma proposta muito ambiciosa e incontestável, por ser um projeto âncora para a atração cultural cívica regional, também nacional e internacional, mas que seja, para além do órgão executivo e administrativo do município de Valongo, um edifício didático e lúdico, com conteúdos acessíveis aos diferentes públicos que se pretende atrair».

    De acordo com a proposta aprovada por maioria - com os votos contra do PSD -, a Casa da Democracia Local surge «como um novo espaço para a comunidade, espaço de visitação, de encontro e debate, em que se pretende privilegiar a interação dos munícipes, e, no fundo, consagrar os valores que a Democracia defende criando uma função urbana importante para a qualidade de vida das populações», lembra a autarquia.

    «Este projeto que remete para a figura da trilobite, permitirá também acolher uma humanização do novo edifício dos Paços do Concelho de Valongo, e Praça como espaço de apropriação e utilização pública, reconhecendo aqui desde o primeiro momento o potencial dos elementos patrimoniais a criar de valor estratégico para a afirmação da cultura, quer regional quer nacional, assumindo o desafio da valorização do maior dos elementos do património cultural imaterial do concelho de Valongo, criando, para isso, um espaço marcante, diferenciador e inovador que permitirá aos munícipes, mas também aos visitantes nacionais e internacionais, ter uma experiência diferente da fruição de um edifício de génese administrativo da nossa democracia, mas agora também com uma nova apropriação de caráter mais cultural e cívica».

    O projeto contempla a execução de estrutura em betão armado, instalação de caixilharias exteriores lacadas e vidros, revestimento das paredes exteriores em compósito de ardósia, cobertura em módulos fotovoltaicos, execução de sala de imersão virtual, arranjos exteriores em ardósia e "scala decor" e áreas verdes.

    Este espaço contempla diferentes valências de que são exemplo: Espaços com funções exclusivamente políticas e administrativas; Espaços expositivos permanentes e temporários, com espólio etnográfico associado a pessoas e tradições relevantes da região; Espaço interativo, de imersão virtual, através do qual cada visitante poderá viajar, no tempo e no espaço, experienciar atividades, culturais, desportivas, aventuras radicais, etc.; espaços polivalentes em todo o edifício. Todo o espaço interior foi pensado para ser apropriado de acordo com a funcionalidade pretendida num determinado momento sem que por isso a arquitetura mude, mantendo-se sempre uma solução encontrada dada como ótima, tendo capacidade de se adaptar à diversidade e à mudança, conservando ainda assim a sua identidade.

    O concurso público da Casa da Democracia Local tem como preço base 11 milhões de euros e o prazo de execução é de 730 dias.

    Na mesma reunião, o executivo aprovou ainda a abertura dos concursos públicos para a requalificação das piscinas de Ermesinde (950.000 euros) e da Escola Básica EB23 Vallis Longus (3.000.000 euros), empreitadas que terão financiamento comunitário.

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].