Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2020

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Projeto “Técnicas de relaxamento, de concentração e de autoconhecimento”

    foto
    O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, vem reforçar o direito de cada um dos alunos, a uma educação consentânea com as suas potencialidades, expectativas e necessidades. A Escola tem de possibilitar o autoconhecimento das crianças, dos jovens e dos adultos para que estes conheçam os seus dons ou capacidades. As perguntas, “Quem sou?”, “Quais são os meus dons e as potencialidades?” e “Quais são as minhas dificuldades?”, devem permitir a procura e a descoberta de cada um. Desta forma, os alunos aceitarão a sua individualidade, terão respeito pela sua inteligência original e respeitarão a expressão da individualidade do outro.

    Neste sentido, está a ser desenvolvido na Escola Básica de São Lourenço – Ermesinde, com turmas dos 2.º e 3.º ciclos, o projeto “Técnicas de relaxamento, de concentração e de autoconhecimento”, orientado pela docente Helena Amorim. Este projeto assenta em dois pilares: o corpo e a mente. O equilíbrio entre ambos é fundamental para a felicidade do ser humano.

    O relaxamento é realizado com o recurso a exercícios respiratórios que permitem acalmar o corpo e a mente. É, ainda, efetuado o relaxamento do corpo através da mente.

    A música, as visualizações e a verbalização de frases positivas fazem parte dos procedimentos para desenvolver a concentração, uma mente consciente e positiva, a autoestima e a autoconfiança.

    Helena Amorim - Professora grupo 420

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].