PÁGINA DAS ESCOLAS
Semear Sorrisos
No ano letivo 2019/20, a professora do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Maria José Pinto, teve a coragem de abraçar um projeto, divulgado nas escolas via DGESTE, e implementado pela organização não governamental Mães do Mundo que presta apoio humanitário às crianças mais pobres do mundo, na Guiné Bissau.
 |
Com os alunos da sua Direção de Turma, 11ºEI, na disciplina de Cidadania, e com os alunos da turma 6ºA, no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), abarcaram e integraram este desafio. Contactaram a Organização, fizeram um levantamento dos bens materiais mais necessitados e construíram cartazes que afixaram nas escolas do Agrupamento, em cafés e lojas comerciais. As respostas foram rápidas e os contributos, que ultrapassaram as expectativas, chegaram quer da comunidade educativa, quer de outras entidades exteriores como a Lipor, Clube de Futebol Feminino da Boavista e empresas de telecomunicações (TLCI e MMCI). O transporte dos bens angariados (50 caixas) desde a escola sede até ao porto de Leixões foi feito de forma graciosa pela empresa Torrestir.
 |
O produto deste trabalho (roupa de criança, calçado, brinquedos, livros de histórias, material escolar, mochilas, lancheiras, puzzles e produtos de higiene) está já a ser distribuído, na Guiné Bissau, pelas crianças de hospitais, num orfanato de crianças cegas e de baixa visão e nas escolas mais carenciadas, conforme documentam algumas fotos de agradecimento.
Em tempo acinzentado pela Pandemia, a certeza de que é possível semear sorrisos!
Um bem haja a todos os envolvidos.
|