Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-11-2020

    SECÇÃO: Destaque


    Município de Valongo e Faculdade de Letras da Universidade do Porto assinam protocolo de cooperação científica e sociocultural

    Foto CMV
    Foto CMV
    A Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Valongo assinaram no passado dia 13 de novembro o protocolo de cooperação científica e sociocultural, no âmbito do projeto “Valongo, Cidade Utópica”. Este projeto integra-se no Programa Utopia500 e visa, segundo a autarquia valonguense «inspirar jovens e incentivar a sua participação cívica, promover a sustentabilidade, a responsabilidade cívica, o serviço comunitário, o respeito pela natureza, a inclusão e a preservação do património histórico e cultural e fomentar a procura de soluções criativas para problemas identificados».

    O Projeto “Valongo, Cidade Utópica” tem como objetivo «promover a forma de pensar utópica (prospetiva, holística, crítica e criativa) nas escolas do município com vista à construção participada de um futuro sustentável para a região», explica a Câmara.

    O projeto promove workshops e oficinas que abordam temas como a sustentabilidade social, económica, geracional e ambiental, promovendo as ideias de responsabilidade cívica, serviço comunitário, inclusão, igualdade de género, multiculturalidade e respeito pela natureza e oferecendo informação científica sobre a crise ambiental, as alterações climáticas e os princípios da economia circular e pós-descartável.

    Os workshops são dinamizados pela equipa de estagiários Erasmus+ do Projeto e desenvolvidos em língua inglesa.

    «No ano letivo de 2019/ /2020, face ao surto de Covid-19, o projeto adaptou a sua estratégia pedagógica, tendo investido na produção de um número muito considerável de materiais didáticos, adaptados a diferentes níveis de ensino e aos temas oficiais, que poderão ser consultados no site: https://www.utopia500.net/valongo-recursospedagogicos. Para o ano letivo 2020/2021, a equipa está preparada para trabalhar tanto em regime presencial como em regime de semi-confinamento ou de confinamento», explica ainda a Câmara.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].