Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2020

    SECÇÃO: Local


    NOTICIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE

    Caminhada das universidades seniores

    Fotos ALBERTO BLANQUET
    Fotos ALBERTO BLANQUET
    Alguns alunos da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), através da valência da Ágorarte – “Ermes” – Grupo de Pedestrianismo de Ermesinde (que é coordenado por António Almeida Santos), participaram numa caminhada que teve lugar no dia 29 de setembro, no âmbito da Semana Europeia do Desporto e integrada no dia do desporto sénior.

    A convite do Instituto Português do Desporto e Juventude a RUTIS promoveu a realização das “Caminhadas das Universidades Seniores”, sendo a USE uma das 17 que disseram “sim” a este desafio.

    Seguindo as orientações da DGS, estas caminhadas foram organizadas em grupos de 10 pessoas, podendo haver mais de um grupo, com a obrigação de terem o cuidado de se manterem afastados uns dos outros. Foi uma excelente oportunidade, vivida já com a ideia de abertura de um novo ano letivo, que então ainda se pensava ser possível com o regresso das aulas presenciais.

    A caminhada feita na nossa cidade teve como tema “Descobrindo Ermesinde”. Nela participaram 13 alunos, 7 mulheres e 6 homens, e foi guiada pelo Coordenador do “Ermes”, Dr. Almeida Santos, que falou sobre a História dos locais por onde passaram os caminhantes. De acordo com o programa, a saída fez-se de junto da sede da Ágorarte, próximo da Estação de Ermesinde, cerca das 9h30m, e daí seguiu pela Gandra, Feira Nova, Parque do Leça, Ponte Velha da Travagem, Bela, passagem na ponte pedonal sobre o Leça na zona dos Moinhos do Panelas, passagem no castelete junto ao Teles, Fonte, Fonte de Sonhos, Edifício II da USE (Dr. Faria Sampaio), Igreja Santa Rita, Igreja do Bom Pastor, Casa do Taborda, Porto Carreiro e sede da Ágorarte, por volta das 12h45m, tendo sido percorridos cerca de 12 quilómetros. Depois da Caminhada houve um almoço-convívio num restaurante do centro da cidade.

    foto

    O ANO LETIVO DA USE JÁ COMEÇOU

    Ao contrário do que se chegou a pensar e a prever (foi até elaborado um Plano de Contingência que foi enviado para a Comissão Municipal de Proteção Civil), não foi possível iniciar o novo ano letivo com as aulas presenciais, como todos os mais diretamente envolvidos (dirigentes, professores e alunos) pretendiam, por isso, o ano letivo 2020-2021 iniciou-se no passado dia 19 de outubro, com aulas à distância, utilizando várias plataformas digitais.

    Os alunos inscritos neste momento não chegam à centena e as disciplinas que estão a funcionar no sistema online são as seguintes: à segunda-feira – Yoga (9h-9h45m); Ginástica (9h15m-10h); História Contemporânea (14h30-15h15m); à terça-feira – História da Cultura e das Artes (14h-14h45m); à quarta-feira - Ginástica (9h15m-10h); Economia (14h30m-15h15m); Italiano (15h30m-16h15m); Sociedade e Cidadania (16h30m-17h15m); Viola II (18h-18h30m); à quinta-feira – Inglês I (10h-10h45m) e Portugal e o Mundo (15h-15h45m); e à sexta-feira – Cultura Geral (15h-15h45m).

    Há outras tantas disciplinas, mas os respetivos docentes não quiseram ou não puderam lecioná-las à distância.

    Há a esperança de que a partir de janeiro haja a possibilidade de repensar o funcionamento do ano letivo na USE e de que as vinte e tal disciplinas possam voltar a funcionar em pleno e todos os alunos, cerca de duzentos, regressem às instalações da USE para se entregarem ao estudo, convívio e aprendizagem.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].