Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-10-2020

    SECÇÃO: Local


    CARTAS AO DIRETOR

    Religiosidade, fanatismo ou bruxaria?

    Fotos LUIS SANTOS
    Fotos LUIS SANTOS
    Desde há muito que, a cada passo que damos na nossa cidade, nos deparamos com coisas estranhas que nos dão que pensar.

    foto
    O que será que leva alguém a decorar o cruzeiro em frente à igreja matriz com um cartaz de carácter religioso, uma coroa de flores artificiais, um terço gigante, tudo amarrado com cordões coloridos à volta do cruzeiro? Na base do mesmo cruzeiro uma quantidade de velas (círios) algumas delas acesas. Há dias contei trinta e uma (31) velas!

    Na oliveira que ladeia o portal da igreja também não é a primeira vez que vejo velas. Desde há vários dias que tem uma vela acesa amarrada com um cordão bicolor à volta da oliveira!...

    Atrás do referido cruzeiro e encostado ao muro da vivenda, está uma garrafa de champanhe, uma grande taça de vidro, de pé alto, meio cheia e um pequeno ramo de flores amarrado com fita colorida!

    foto
    Velas, lamparinas de cera, cestos com pratinhos de comida, flores e outros objetos são frequentes em diversos locais, como já vi nas traseiras do cemitério e junto ao rio Leça.

    foto
    Há uns anos atrás, cerca da meia noite, regressava a casa de umas compras no Continente, quando vi duas mulheres a saltarem o muro do cemitério de dentro para fora! Ao aperceberem-se de gente, fugiram correndo uma para cada lado. Que teriam ido fazer?

    Tudo isto faz lembrar a Idade Média, quer no que respeita à religiosidade fanática, quer às mesinhas, rezas, amuletos, bruxedos e outras práticas que algumas pessoas fazem julgando encontrar remédio para os seus males. Será isso?

    Luís Santos

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].