Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-09-2020

    SECÇÃO: Destaque


    O ARRANQUE DO ANO LETIVO 2020-2021 - PÁGINA DAS ESCOLAS

    Diretor do Agrupamento de Escolas de São Lourenço reúne com elementos da comunidade educativa

    foto
    No dia 7 de setembro, no auditório da Escola sede, realizou-se uma reunião com o Diretor do Agrupamento de Escolas de São Lourenço-Valongo, Dr. José Miguel Marques, e a sua equipa, para esclarecer e debater o início do ano letivo em tempo da pandemia.

    A convite do Sr. Diretor, estiveram presentes na reunião as várias Associações de Pais do Agrupamento, o Vereador da Cultura e Educação, Dr. Orlando Rodrigues, as Enfermeiras da Unidade de Cuidados Continuados de Ermesinde, Susana Cunha e Cecília Santos, a Coordenadora da Equipa de Projetos do Agrupamento, docente Helena Amorim e a Coordenadora do Projeto para a Saúde do Agrupamento, docente Isabel Vilhena.

    O objetivo foi esclarecer, refletir e debater o início do ano letivo e o Plano de Contingência Covid-19 a implementar no Agrupamento de acordo com as orientações da Autoridade de Saúde pública, do Referencial das Escolas – Controlo da transmissão da Covid-19 em contexto escolar, da Proteção Civil, da Unidade de Cuidados Continuados de Ermesinde e da Câmara Municipal de Valongo. O Agrupamento pretende estar preparado com um conjunto de medidas, preventivas, e de ação rápida, que possam ser acionadas em caso de necessidade.

    O Diretor e a sua equipa, a coordenadora do Projeto Educação para a Saúde do Agrupamento, a docente Isabel Vilhena, coordenaram com o docente Jaime Duarte que ficou responsável pela delineação dos espaços de circulação. A Autoridade de Saúde pública, da Proteção Civil, da Unidade de Cuidados Continuados de Ermesinde e um elemento represente da Câmara Municipal de Valongo, efetuaram uma visita pelos diferentes espaços da Escola Básica de São Lourenço-Ermesinde e apresentaram sugestões pertinentes que foram acrescentadas ao Plano de Contingência do Agrupamento, tendo em conta os constrangimentos estruturais, materiais e humanos das escolas do Agrupamento. Destacam-se a marcação de espaços para os alunos permanecerem nos intervalos, que estão desfasados para evitar aglomerados, e a redução ao número de atividades que constituirão o Plano Anual de Atividades do Agrupamento.

    A questão da falta de Assistentes Operacionais foi também alvo de reflexão, tendo a Câmara Municipal de Valongo manifestado o seu compromisso na minimização do problema.

    O Agrupamento com o apoio da Câmara Municipal de Valongo e da Proteção Civil conseguiram para as Escolas do Agrupamento termómetros, tapetes apropriados à Covid - 19, líquido desinfetante e gel desinfetante em suporte fixo e portátil. É de salientar que alguns materiais não foram adquiridos por falta de verbas.

    O Diretor do Agrupamento terminou a reunião referindo que o foco da sua ação estará na boa conduta de higiene pessoal, dos equipamentos e espaços escolares, evitando possíveis fontes de transmissão da Covid-19, em prol do bem-estar de toda a comunidade educativa.

    Conceição Teixeira e Isabel Vilhena*

    *Professoras da Escola Básica de São Lourenço - Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].