Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2020

    SECÇÃO: Local


    Festa de São Lourenço 2020

    foto
    Aproximam-se as festas de São Lourenço, padroeiro da paróquia e da cidade de Ermesinde. As festividades costumam ser assinaladas por arraial e romaria, com parques de diversões, concertos, fogo de artifício e, no núcleo gerador da festividade, Missa solene e Procissão. O contexto de excecionalidade que vivemos, devido à pandemia que ainda não foi superada, impõe-nos restrições a que aderimos, reforçando as indicações dadas pelas autoridades no sentido de proteger – tanto quanto de nós dependa – a vida e saúde de todos. Assim, não se realizarão os tradicionais arraiais nem espetáculos com público fisicamente presente. Evitar-se-ão todas as iniciativas potencialmente promotoras de ajuntamentos. Mas também não queremos que a ocasião passe sem um gesto de presença, sem alguma manifestação que propicie conforto e esperança à comunidade humana desta cidade de Ermesinde.

    1. Neste pressuposto, a Comissão de Festas está a preparar alguns espetáculos a transmitir por streaming, nas plataformas YouTube e Facebook da nossa Paróquia:

    – nas noites de sábado (8/08, às 21H30) e domingo (9/08, às 21H30), com artistas que em breve publicitaremos (os espetáculos serão sem público, realizados em direto e transmitidos a partir do Centro Pastoral (Cripta) da Igreja paroquial de São Lourenço de Ermesinde; – na noite de domingo, às 23H50, espetáculo pirotécnico ou piromusical virtual.

    2. No núcleo gerador da festa está a programação religiosa: – Domingo (9 de agosto), 11H00: missa de festa com pequeno coro polifónico e orquestra de câmara integrada por jovens de Ermesinde, respeitando com as regras e distanciamentos em vigor desde 30 de maio passado; – Domingo (9 de agosto), 17H00: na hora e percurso da tradicional Procissão (mas numa sequência mais respeitadora dos sentidos do trânsito), cortejo automóvel em que será levado o andor de São Lourenço, em viatura dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde. Eis o trajeto previsto: Sair da Igreja Matriz para a Rua D. António Castro Meireles, virar à esquerda na Rua da Igreja e prosseguir, em frente, pela Rua S. Lourenço, até final; prosseguir à direita pela Rua Miguel Bombarda, até final, virar à direita na Rua 5 de Outubro e novamente, à direita, na Rua D. António Castro Meireles, até ao cruzamento com a Rua da Igreja; aqui, virar à esquerda pela Travessa 5 de Outubro, até final, virar à direita na Rua 5 de Outubro, novamente à direita na Rua Rodrigues de Freitas, no sentido do trânsito, até confluir na via do mesmo nome, fazendo em contramão o troço da Rua Rodrigues de Freitas até recolher à Igreja Matriz. Apelamos aos ermesindenses no sentido de acompanharem esta iniciativa com o civismo que já foi demonstrado aquando da noite de 12 de maio: sem acompanhamento, sem aglomerações, fazendo uso, em todo o caso, dos dispositivos de proteção individual e respeitando os distanciamentos recomendados. Como sinal de participação, sugerimos que se assinalem os edifícios do percurso anunciado (e não só) com colchas às janelas e varandas, como é da tradição. Estamos a preparar a transmissão em direto desta «Procissão» pondo no ar, em simultâneo, o cortejo e a animação litúrgico musical que será feita a partir da Igreja por leitores e o mesmo grupo coral e instrumental da Missa solene.

    – Segunda-feira (10 de agosto), dia do padroeiro: missa às 19H00 por todos os ermesindenses.

    NB.: O programa ainda não está fechado; não tendo sido possível fazer a campanha de angariação de fundos, contamos, sobretudo, com a boa vontade e voluntariado dos participantes.

    A Paróquia de Ermesinde

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].