Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-07-2020

    SECÇÃO: Destaque


    30.º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE ERMESINDE A CIDADE

    Comemorações do 30.º aniversário da Cidade de Ermesinde

    foto
    As comemorações do 30.º aniversário da elevação de Ermesinde a cidade arrancaram precisamente no passado dia 13 de julho. A data foi assinalada pela Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) e pela Câmara Municipal de Valongo que em conjunto levaram a cabo uma série de iniciativas que decorreram entre o citado dia 13 e 19 do mesmo mês. «Vamos festejar não da forma como desejaríamos, mas dentro do possível devido ao panorama de saúde pública em que nos encontramos», disse a JFE na sua página de facebook em alusão a uma data festiva que habitualmente integra a Feira do Livro e a Noite Branca e dos Bombos. Do programa comemorativo deste 30.º aniversário destaque para a exposição “São Lourenço D´Asmes: A Pérola do Leça”, que esteve patente nas paredes exteriores do Fórum Cultural de Ermesinde, e onde foi possível apreciar breves registos históricos de alguns ex-líbris da Cidade, “de hoje e de ontem”, como por exemplo a “desaparecida” Fábrica da Telha, a Igreja de Santa Rita, o brinquedo de Ermesinde, a Quinta da Vila Beatriz, entre outros.

    foto
    Realce também para a iniciativa da decoração de montras de diversos estabelecimentos do centro da Cidade com excertos de poemas e de documentos históricos de vários autores locais acompanhados de ilustrações de Anabela Dias. E na Praça da Estação esteve patente um bombo gigante iluminado, numa alusão à Noite Branca e dos Bombos, uma (já) tradicional manifestação cultural popular local que este ano, devido à pandemia, não se realizou.

    foto
    Este é pois um número dedicado a estes 30 anos de Cidade, pelo que, nas próximas páginas, publicamos o testemunho de algumas figuras, com destaque para os presidentes de Junta das últimas três décadas, que tiveram, ou têm, um papel preponderante na vida da Cidade.

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

    foto
    .

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].