Requalificação do Pavilhão da Bela vai avançar
|
IMAGEM 3D CMV |
Na primeira reunião pública presencial do Executivo da Câmara Municipal de Valongo (CMV) dos últimos cerca de três meses, após o Estado de Emergência “imposto” pela pandemia, Ermesinde foi brindada com uma boa notícia. E uma boa nova que foi dada precisamente na nossa Cidade, já que esta reunião – realizada a 4 de junho - teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde, e que se prende com a reabilitação/requalificação do Pavilhão da Bela. A adjudicação da obra foi aprovada por unanimidade na sessão camarária, obra que implica um investimento municipal de aproximadamente 1 milhão de euros. As obras deverão ser consignadas até ao final do mês e o prazo de execução é de 270 dias.
«Finalmente vamos começar a reabilitação do Pavilhão da Bela, que vai ser dotado de condições modernas e adequadas para a prática desportiva», começou por dizer o presidente da CMV, José Manuel Ribeiro, acrescentando que “vai ficar uma obra espantosa». Disse ainda que «em boa hora chegamos a acordo com a Junta de Freguesia de Ermesinde que cedeu ao Município a propriedade deste equipamento que depois de reformulado vai ficar ao serviço de toda a comunidade que há muito reclamava um espaço digno para a prática desportiva», afirmou o autarca nesta primeira reunião pública de câmara pós Estado de Emergência, como já foi dito e que se realizou no Fórum Cultural de Ermesinde para garantir as medidas de segurança necessárias para prevenir a Covid-19.
|
Por sua vez, Paulo Esteves Ferreira, o vereador das Obras Municipais e que também tem a seu cargo o pelouro do Desporto, lembrou que este pavilhão não reunia as condições para a prática desportiva e agora com esta reabilitação Ermesinde e o concelho vão ser dotados de um novo espaço desportivo que, segundo o vereador, é bem preciso, «porque nós temos, felizmente, muitas associações desportivas, todas elas com uma dinâmica ímpar e até de louvar, e nós não temos espaços suficientes para tantas horas que nos são requeridas. E finalmente, vamos avançar com esta reabilitação que dotará aquele espaço de todas as condições modernas e necessárias para a prática desportiva, mas que também vai dar um novo alento àquela zona da Bela, porque além da reabilitação do pavilhão teremos a reabilitação daquela praça em frente (ao pavilhão)».
O vereador recordou ainda que o concurso para a empreitada ficou deserto por duas vezes. «Finalmente conseguimos à terceira. Tivemos 26 concorrentes, quando nas outras duas não apareceu ninguém». Refira-se que o concurso foi ganho pela empresa Empribuild, Ld.ª, sendo o contrato a celebrar «pelo valor de 925.834,96 euros, o qual se situa 10,11% abaixo do preço base», lia-se no documento disponibilizado pela autarquia.
|
IMAGEM 3D CMV |
Paulo Esteves Ferreira frisou também que o Concelho de Valongo é «o segundo melhor município da Área Metropolitana do Porto em termos de execução de fundos comunitários, e isso deve-se muito à equipa extraordinária que temos na CMV, mas igualmente ao facto de que também somos muito resilientes e quando nos dizem não aos projetos nós não desistimos», salientando ainda que esta obra «sai do orçamento municipal. É uma opção política. É uma boa opção que a Cidade de Ermesinde e o concelho já estavam a precisar e portanto é com muito agrado que finalmente a obra vai avançar», concluiu o vereador.
As obras no Pavilhão da Bela incluem a construção de novos balneários e a reformulação integral do recinto desportivo que passará a permitir a prática de diversas modalidades desportivas, designadamente futsal, andebol e basquetebol, salienta a autarquia.
Por:
Miguel Barros
|