Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2020

    SECÇÃO: Ciência


    foto

    Os insetos e a sua importância no Planeta

    Nesta primeira edição do ano iremos abordar os insetos e a sua importância para o nosso planeta Terra. Estes pequenos seres vivos constituem o maior grupo de animais do planeta e, por muito que não se goste deles pelas mais variadas razões, são essenciais para o equilíbrio de inúmeros ecossistemas. Como o maior e mais largamente distribuído grupo de animais artrópodes do planeta, os insetos representam mais de 70% de todas as espécies de seres vivos descritos até aos nossos dias. Embora não exista um consenso na entomologia (especialidade da biologia que estuda os insetos), estima-se que existam entre 5 a 15 milhões de espécies de insetos, das quais cerca de um milhão destas já foram catalogadas. O que podemos garantir é que os insetos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta. A sua resistência pode ser comprovada pelo facto de conseguirem sobreviver em quase todas as condições e tipos de habitats (possuem adaptações que lhes permitem viver em cavernas, ambientes de água doce e água salgada, desertos, dentro de frutos e até mesmo como parasitas de outros animais invertebrados e vertebrados).

    Os insetos são animais invertebrados que possuem um esqueleto externo, chamado exosqueleto, formado de quitina. Possuem um corpo dividido em três partes (cabeça, tórax e abdómen) e possuem três pares de pernas inseridas na região do tórax. A sua reprodução pode ocorrer de formas distintas, embora a mais comum seja a sexuada. São, na sua maioria, ovíparos (quando os ovos fertilizados completam o seu desenvolvimento embrionário fora do corpo da fêmea).

    Estes pequenos animais são essenciais para o funcionamento equilibrado de diversos ecossistemas. Estão presentes em quase todos os níveis da cadeia alimentar, com exceção dos produtores (algas e plantas), e estão no regime alimentar de pássaros, peixes, répteis, anfíbios, mamíferos e outros invertebrados. Têm um papel fundamental na polinização, o que ajuda a possibilitar a produção agrícola e mesmo o surgimento de muitas plantas. É conhecido que de todas as plantas que possuem flor, cerca de dois terços dependem dos insetos (abelhas, vespas, borboletas, etc.) para a sua polinização.

    foto

    (...)

    Leia este artigo na íntegra na edição impressa.

    Nota: Agora pode tornar-se assinante da edição digital por 6 euros por ano. Após fazer o pagamento (de acordo com as mesmas modalidades existentes na assinatura do jornal impresso) deverá enviar-nos o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas, por e-mail, as 12 edições em PDF.

    Por: Luís Dias

     

    Outras Notícias

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].