Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2020

    SECÇÃO: Educação


    PÁGINA DAS ESCOLAS

    Palestra sobre Astrobiologia na Escola Básica de São Lourenço

    foto
    No dia 14 de janeiro de 2020, decorreu no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, no período da manhã e no Auditório da Escola Básica São Lourenço, da parte da tarde, a Palestra temática "Astrobiologia", tendo como palestrante convidada a Dra. Marta Cortesão, doutoranda em Microbiologia Espacial e cientista do grupo de trabalho da N.A.S.A.

    Entre outros, foram abordados os temas:

    - O que é a Astrobiologia? Astrobiologia como nova ciência que estuda a origem, evolução e distribuição da vida no Universo. O que é a vida? Como começou a vida na Terra? Será que há vida extraterrestre? Como é que os cientistas fazem para procurar vida extraterrestre? Quais os projetos e as missões espaciais?

    - Como é viver no Espaço? Como muda o nosso corpo quando vamos para o espaço? O que é que os astronautas fazem no seu dia-a-dia? Os astronautas também são cientistas? O que é e como funciona a estação espacial internacional (ISS)?

    - Ser Cientista: Qual o percurso académico desde o secundário até agora? Quais as competências pessoais que mais ajudaram/ajudam? O que investigo agora? Por que estudo micróbios no espaço? Como é que fazemos experiências científicas no espaço? (real ou simulado)? Alguns exemplos das experiências que fizemos com a N.A.S.A.

    Foi um momento muito especial para todos os alunos do 3.º ciclo que, a este propósito, agraciaram a palestrante com um diploma final e uma ardósia, na qual se pode ler a seguinte frase: "As nossas mentes ficaram ainda mais brilhantes com o pó da estrela que hoje discursou para nós! Muito Obrigado!"

    Organização: Grupo disciplinar de CN e FQ

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].