Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-01-2020

    SECÇÃO: Local


    Ainda este ano a Fábrica de Sá dará lugar a uma nova superfície comercial

    Fotos MERCADONA
    Fotos MERCADONA
    Em declarações a “A Voz de Ermesinde”, Joana Ribeiro, a Diretora Relações Externas Norte de Portugal da empresa Mercadona, garantiu que a primeira loja no concelho de Valongo irá abrir no decurso deste ano, na antiga fábrica de Fábrica de Fiação e Tecidos de Ermesinde, situada em Sá. A loja terá uma área de 1650 metros quadrados e no parque haverá espaço para 120 automóveis.

    Em 2019 esta empresa abriu 10 lojas e este ano serão abertas outras tantas. Recordemos que a Fábrica de Fiação e Tecidos era uma das mais antigas fábricas de Ermesinde que se manteve em atividade até ao fim do século XX. Fundada nos princípios do século XX, no lugar de Sá, logo se afirmou como uma das mais importantes unidades industriais de Ermesinde, pela sua vastidão, instalações, quantidade de operários e, sobretudo, pela qualidade e perfeição dos seus artigos de então: panos crus, panos famílias e cotins. Foi fundada pelo grande industrial portuense Manuel Pinto de Azevedo, mas o seu primeiro sócio gerente foi o ilustre ermesindense e convicto republicano, Amadeu Vilar.

    foto
    A antiga fábrica já em obras há algum tempo como “A Voz de Ermesinde” tem noticiado vai ver o seu espaço revitalizado, tendo havido a preocupação de preservar um apontamento histórico da fábrica, com a recuperação e conservação da maior parte da fachada e da sua imponente chaminé.

    Entre a fachada antiga e a loja será construído um jardim de utilização pública, conforme se pode ver na imagem que se publica.

    Para Joana Ribeiro, Diretora Relações Externas Norte de Portugal, a sua empresa «orgulha-se de criar projetos que acrescentam valor à Sociedade onde está inserida. Esta obra é reflexo disso mesmo, trata-se de devolver à cidade um novo espaço, preservando a memória histórica que a antiga Fábrica de Sá tem para os cidadãos de Ermesinde. Para mim pessoalmente, que nasci e sempre vivi no município de Valongo, ver esta antiga fábrica recuperada tem um significado especial».

    (...)

    Leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

    Nota: Agora pode tornar-se assinante da edição digital por 6 euros por ano. Após fazer o pagamento (de acordo com as mesmas modalidades existentes na assinatura do jornal impresso) deverá enviar-nos o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas, por e-mail, as 12 edições em PDF.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].