Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2019

    SECÇÃO: Desporto


    Momentos marcantes do desporto local em 2019...

    foto
    JANEIRO

    19 de janeiro: O Vilar vencia neste dia o primeiro título alusivo à temporada de 2018/19 no que a provas tuteladas pela Liga de Futebol Popular de Valongo (LFPV) dizia respeito. Na 5.ª e última jornada da Taça da Amizade, umas das três competições organizadas pela LFPV, a equipa oriunda da freguesia de Sobrado derrotava o Centro de Ciclistas de Gondomar por 5-2 e garantia assim a reconquista de um título que havia vencido na época transata.

    20 de janeiro: O CPN enriquecia nesta dia a sua vitrina de troféus com a conquista do título de campeão distrital de sub-19 femininos em basquetebol. Numa fase final que decorreu no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, entre os dias 18 e 20 de janeiro, as cepeenistas levaram a melhor sobre a União Académica António Aroso, o CLIP e a Juvemaia, as restantes equipas presentes.

    26 de janeiro: Ermesinde e o seu pavilhão municipal mais concretamente, foi palco do I Festival de Danças de Salão do Concelho de Valongo. Este festival deu continuidade, digamos assim, ao Festival de Danças de Salão “Professor Toni Pinto”, cujas três últimas edições aconteceram precisamente na nossa Cidade. Na edição de 2019 estiveram presentes 120 pares de bailarinos, com idades compreendidas entre os 6 e os 70 anos, oriundos de vários pontos do país, do Minho ao Algarve. Organizado conjuntamente pelo CPN, Junta de Freguesia de Ermesinde e Câmara de Valongo, o festival teve como grande atração a presença da dupla de campeões do Mundo composta por Riccardo Cocchi e Yulia Zagoruychenko. Com nove títulos mundiais no currículo esta dupla que representa os Estados Unidos da América atuou assim pela primeira vez na Península Ibérica. Presentes na edição de 2019 estiveram ainda três juízes internacionais, dois do Reino Unido e um de Itália.

    foto

    FEVEREIRO

    8 de fevereiro: Tomavam posse neste dia os novos órgãos sociais da Casa do Benfica de Ermesinde. A Direção passava a ser presidida por João Pedro Ferreira Túlio, ao passo que a Assembleia Geral tinha agora como presidente Patrícia Alexandra Pinto Castro. Por sua vez o Conselho Fiscal era presidido por Sandra Maria dos Santos Paulinha.

    23 de fevereiro: O Pavilhão Municipal de Ermesinde acolheu ao longo de todo este dia um evento de artes marciais mistas. Organizado pelo Centro de Artes Marciais Mistas de Ermesinde - Carlos Resende e pela Associação Nacional de Artes Marciais Mistas e Disciplinas Associadas, o certame contou com a presença de 110 atletas vindos de vários locais do país, sendo que nove deles (sete neo-profissionais e dois profissionais) estiveram em ação na gala noturna que encerrou a prova. Fábio Santos foi o vencedor do cinturão que esteve em disputa na gala, após derrotar Leandro Miranda na final. Esta foi a primeira vez que um torneio – denominado oficialmente de Last Warriors Fighting Championship 9 – desta envergadura teve lugar em Ermesinde.

    23 de fevereiro: O Pavilhão Gimnodesportivo do Centro Social e Paroquial de Alfena (CSPA) acolheu neste dia o VII Festival de Patinagem Artística de Alfena. Este ano o tema do festival foi o “Cirque du Soleil”, tendo contado com a participação de cerca de 300 patinadores.

    foto

    MARÇO

    10 de março: Arrancava em Valongo a edição de 2019 do Campeonato de Portugal de Trial 4x4. Vinte e cinco equipas estiveram inscritas numa prova organizada pela FPAK – a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e que contemplou uma lista de inscritos extensa com pilotos de enorme valor vindos de vários pontos do continente e da Madeira.

    13 de março: O Ermesinde 1936 anunciava publicamente neste dia que Ricardo Vital deixava o comando técnico da sua principal equipa. O substituto seria conhecido no dia seguinte e dava pelo nome de Jorge Lopes, um nome que conhecia bem os cantos à casa.

    16 e 17 de março: Cerca de 2250 atletas (sensivelmente 2000 adultos e 250 crianças) participaram na 7.ª edição dos Trilhos do Paleozóico, certame que decorreu no Parque das Serras do Porto ao longo de dois dias e que foi coorganizado pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta e pela Câmara Municipal de Valongo, tendo como diretor de prova o ultramaratonista Luís Pereira. Os mais novos foram os primeiros a entrar em ação, no dia 16, na Aldeia de Couce, no âmbito do Trilhos dos Pequeninos. No dia seguinte, foi a vez dos atletas mais velhos participarem numa competição que englobou três provas, com partidas e chegadas no Largo do Centenário, em Valongo, sendo a primeira delas o Ultra Trilhos - de 48 kms; seguida dos Trilhos de Paleozóico - de 23 kms; e finalmente os Mini-Trilhos e a Caminhada, com um percurso de 12 kms.

    24 de março: O Pavilhão Municipal de Ermesinde engalanou-se nesta noite no sentido de acolher mais uma edição da Gala de Mérito Desportivo do Concelho de Valongo. Levada a cabo pela Câmara de Valongo com o intuito de homenagear publicamente os atletas, treinadores e dirigentes desportivos do concelho, que se destacaram na época desportiva 2017/18, na sequência da conquista de títulos a nível local, regional, nacional e internacional, ou que representaram a Seleção Nacional, na modalidade que praticam, a gala “distinguiu” mais de 600 pessoas que se evidenciaram em diversos escalões e modalidades, designadamente ciclismo, hóquei em patins, futebol, basquetebol, atletismo e artes marciais, entre outras.

    25 de março: Francisco Chaló, natural de Ermesinde, foi eleito o melhor treinador estrangeiro a trabalhar no futebol argelino. Na votação levada a cabo pelo popular programa televisivo Dzair Sport, o técnico de 55 anos recebeu 89 por cento dos votos, ficando à frente do francês Thierry Froger, que somou 11 por cento. Recorde-se que Francisco Chaló viveu na época desportiva de 2018/19 a sua primeira experiência internacional, ao serviço do Paradou FC, da Argélia.

    foto

    ABRIL

    5 de abril: Rui Moutinho continuava a liderar os destinos do CPN com vista aos próximos três anos. O dirigente - e a sua equipa - foram (re)eleitos nesta noite numa Assembleia Geral (AG) Ordinária que decorreu no salão nobre da sede do clube.

    14 de abril: Apesar de derrotado na deslocação ao reduto do Vila Meã (por 4-3) a principal equipa do Ermesinde 1936 assegurava a manutenção no principal escalão da Associação de Futebol do Porto, isto é, a Divisão de Elite.

    19 e 20 de abril: Mais de 560 crianças estiveram em ação na primeira edição do Torneio “Carlos Tavares”, organizado pelo Ermesinde Sport Clube 1936 e com o apoio da Junta de Freguesia de Ermesinde. O evento decorreu no Estádio Municipal de Ermesinde, no fim-de-semana de Páscoa, e contou com a presença de 15 clubes de vários pontos do Distrito do Porto. Este torneio serviu ainda para homenagear Carlos Tavares, cujo falecimento ocorreu a 25 de março do corrente ano. Carlos Tavares foi durante anos diretor dos escalões de formação do Ermesinde 1936.

    foto

    MAIO

    3, 4 e 5 de maio: Cinco patinadoras oriundas do nosso concelho conquistaram medalhas de bronze no Campeonato da Europa de Show e Precisão, evento que decorreu em Reggio Emilia (Itália). Esta competição de patinagem artística reuniu várias centenas de atletas de diversos países, sendo que Portugal foi representado por 17 grupos. Em representação do nosso país estiveram Ana Filipa Sousa - atleta ermesindense -, Alexandra Silva, Rita Silva, Cristiana Oliveira e Ema Cardoso - sendo estas quatro últimas atletas provenientes de Alfena. Ema Cardoso alcançou o bronze com o quarteto “Electro Swing”, ao passo que as restantes quatro patinadoras valonguenses formaram o quarteto Junior ADPA-Lumière, que também conquistou uma medalha de bronze na competição, com o tema “The Queen”.

    4 de maio: O Ribeira sagrava-se neste dia campeão (do campeonato) da Liga de Futebol Popular de Valongo (LFPV). Ao bater em casa a turma do Real Recarei por 3-0 a turma da freguesia de Campo revalidava o título de campeão (conquistado na época transata).

    12 de maio: A equipa de seniores femininos do CPN assegurava neste dia a subida à Liga Feminina de Basquetebol da temporada de 2019/20. Facto consumado em Aveiro, local onde as cepeenistas defrontaram e derrotaram o Galitos, por 55-51, no terceiro jogo das meias finais do play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

    Desta forma, onze anos depois as seniores cepeenistas estavam assim de regresso ao escalão mais alto do basquetebol feminino português.

    12 de maio: Uma centena de ciclistas participaram em mais uma edição do tradicional Convívio de Cicloturismo dos Magriços de Ermesinde - Cultura e Desporto, evento inserido nas comemorações do 51.º aniversário da popular coletividade ermesindense.

    foto
    JUNHO

    1 de junho: O Estádio Municipal de Ermesinde foi palco da final da Taça da Liga de Futebol Popular de Valongo (LFPV). Tratou-se da derradeira competição de futebol de 11 organizada pela LFPV referente à temporada de 2018/19. Frente a frente estiveram as equipas do Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo e o Futebol Clube de Vilar (de Sobrado). O triunfo sorriu à turma da sede do concelho, que levou a melhor no desempate por grandes penalidades, por 3-2.

    19 de junho: Rui Fernandes Almeida era eleito como o novo presidente da Direção do Ermesinde Sport Clube 1936. O até aqui presidente da Assembleia Geral (AG) dos ermesindistas sucedia no cargo a Alberto Costa. A eleição dos novos órgãos sociais do Ermesinde 1936 com vista ao triénio 2019/2021 acontecia numa AG que o clube levou a cabo no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde. A tomada de posse dos novos órgãos sociais aconteceu sensivelmente três semanas após este ato eleitoral, mais precisamente no dia 5 de julho, também no auditório da Junta.

    21, 22 e 23 de junho: Cerca de 450 atletas com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos deram cor e vida à 1.ª edição do Torneio Internacional do Futuro de basquetebol, realizado em Ermesinde. Organizado pelo CPN, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo e da Junta de Freguesia de Ermesinde, entre muitos outros patrocinadores, o torneio reuniu 16 equipas nacionais e internacionais, nos escalões de sub-13 e sub-15 femininos.

    foto

    JULHO

    5 a 14 de julho: Cerca de 300 bilharistas estiveram em ação no Centro Comercial GaiaShopping com a finalidade de participar no capítulo final da edição 2018/19 da Bilharsinde. Foram disputadas as fases finais das 1.ª e 2.ª divisões da Superliga Bilharsinde, das 1.ª, 2.ª e 3.ª divisões da Liga Bilharsinde, as finais da Liga dos Campeões e da Liga de Elite (duas competições que esta temporada fizeram a estreia no calendário da Bilharsinde), o Open Individual Feminino, o Open Individual 128 Absoluto e o Open Tacada Escocesa/Pares.

    7 a 12 de julho: Catorze medalhas conquistadas, foi este o saldo obtido pelos nadadores do CPN que representaram o Concelho de Valongo na XIII edição dos Jogos do Eixo Atlântico, evento que se realizou em Braga. Esta edição do citado certame desportivo contou com a participação de 30 municípios do Norte de Portugal e da Região da Galiza, abrangendo cerca de 2000 atletas e as modalidades de futebol, andebol, basquetebol, voleibol, atletismo, atletismo adaptado, natação, natação adaptada e ténis.

    O Município de Valongo participou nestes Jogos com uma comitiva constituída por uma equipa de Basquetebol Feminino e uma de Natação Adaptada, num total de 21 elementos. A equipa de Natação Adaptada foi então composta por sete membros da secção de natação do CPN.

    28 de julho: André Ventura Sousa, xadrezista valonguense de 19 anos, conquistou neste dia o 4.º lugar no Campeonato Europeu Universitário de Rápidas, que decorreu em Budapeste (Hungria). O jovem mestre internacional, cotado como o 15.º do ranking inicial, terminou a sua prestação neste competição com 6,5 pontos resultantes de cinco vitórias, três empates e uma derrota. O xadrezista iria ainda sagrar-se campeão nacional Absoluto no mês de setembro.

    foto

    AGOSTO

    11 de agosto: João Rodrigues, ciclista da W52/FC Porto, equipa com raízes em Sobrado, vencia a 81.ª Volta a Portugal em Bicicleta.

    foto

    SETEMBRO

    13, 14 e 15 de setembro: A Cidade de Ermesinde foi palco da 3.ª edição do torneio internacional “Valongo – Capital do Basquetebol”. Organizado pelo CPN e pelo Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo o evento foi disputado em duas fases: a primeira nos citados dias 13, 14 e 15 nos pavilhões Municipal de Ermesinde, do CPN e da Escola António Ferreira Gomes; e a segunda nos dias 20, 21 e 22 de setembro nos pavilhões municipais n.º 1 e 2 de Campo. O torneio foi destinado aos escalões de sub-14, sub-16, sub-18 e sub-19, e contou com cerca de 500 atletas de todo o país, em representação dos principais clubes nacionais e de duas equipas de Espanha.

    19 a 22 de setembro: As karatecas com ligações a Ermesinde Beatriz Mendonça e Teresa Silva sagraram-se campeãs do Mundo de karaté WGKF em kumite. As duas atletas estiveram a representar Portugal no 5.º Campeonato do Mundo de Karaté Goju-Ryu, que decorreu em Kuala Lampur (Malásia). Beatriz Mendonça, atleta do Ermesinde Clube de Karaté, sagrou-se no último dia de prova campeã do Mundo em Kumite por Equipas em Cadetes Femininos. A mesma atleta alcançou ainda a medalha de prata em Kumite Cadetes Femininos +54kg. Por sua vez, a sobradense Teresa Silva, que está ligada ao Studio AF104 - clube sediado em Ermesinde - sagrou-se campeã do Mundo em Kumite Seniores -55kg.

    foto

    OUTUBRO

    5 de outubro: Cerca de 260 patinadores oriundos de vários pontos do norte e centro do país deram vida ao XVIII Festival de Patinagem Artística de Valongo, evento realizado pela mão do Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo (NCRV), com o apoio da autarquia valonguense e da Junta de Freguesia local e no qual participaram 17 clubes.

    5 de outubro: O Vilar vencia a supertaça da Liga de Futebol Popular de Valongo (LFPV) após derrotar o campeão (em título) do campeonato da época anterior, o Ribeira, por 2-1. Este encontro marcou o pontapé de saída da nova época desportiva das competições da LFPV.

    12 de outubro: O auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde era palco da festa dos 78 anos do CPN. Nesta festa o clube homenageou atletas, treinadores e seccionistas afetos às suas diversas secções que mais se destacaram ao longo da última época desportiva; bem como procedeu à entrega dos emblemas ouro e prata aos associados com 50 e 25 anos de filiação.

    foto

    NOVEMBRO

    2 e 3 de novembro: Beatriz Mendonça e Teresa Silva voltaram a estar em grande destaque no âmbito de uma prova internacional, neste caso o “Maia International Karate Open 2019” (MIKO 2019), que teve lugar no Pavilhão Municipal da Maia. As duas karatecas alcançaram o lugar mais alto do pódio nas respetivas categorias. Beatriz Mendonça, atleta do Ermesinde Clube de Karaté, saiu vitoriosa na final - ante a francesa Lorina Armaghanian - na categoria de Kumite Cadetes Femininos +54kg, ao passo que Teresa Silva, atleta ligada ao Studio AF104 - clube sediado em Ermesinde - foi campeã em Kumite Senior Femininos -61kg, após derrotar na final uma atleta do Leixões.

    3 de novembro: O CPN entrava da melhor maneira na 1.ª fase do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão Masculina / Zona Norte de polo aquático ao vencer em Ermesinde o Leixões por 14-6. Tratou-se de um regresso do clube ermesindense aos jogos de caráter oficial, digamos assim, a contar para competições nacionais, após um interregno de dez anos da secção de polo aquático.

    foto

    DEZEMBRO

    7 de dezembro: Cerca de 700 participantes (número recorde) deram vida à VII Edição do Trail Noturno de Valongo - o mais antigo Trail Noturno do Norte do país, e que é pontuável para o Circuito Trilhos de Valongo. Com início e fim na Praça Machado dos Santos, no centro da sede do concelho, este Trail Noturno de Valongo foi dividido em três provas, isto é, um Trail Longo de 21 km, um Trail Curto de 12 km, e uma Caminhada de 8 km.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].