Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2019

    SECÇÃO: Destaque


    Alguns “recortes” de 2019 na Cidade e no Concelho

    foto
    JANEIRO

    3 de janeiro: O ano começava com uma decisão bombástica por parte da Câmara Municipal de Valongo e que iria fazer correr muita tinta nos meses seguintes. Em reunião pública do Executivo camarário era anunciado – e aprovado por unanimidade – o resgate do estacionamento pago à superfície nas cidades de Ermesinde e de Valongo. Na explanação do assunto o presidente da autarquia referia que tal decisão visava a defesa do interesse público. Porém, esta foi tudo menos uma deliberação pacífica, já que a empresa concessionária travou de pronto um longo “braço de ferro” com a autarquia. A empresa não acatou a decisão – a qual seria também aprovada por unanimidade cerca de um mês e meio mais tarde (21 de fevereiro) em sede da Assembleia Municipal de Valongo – e continuou a fiscalizar os parquímetros, causando muita confusão na população, que não sabia se deveria continuar ou não a pagar parquímetro. A Câmara dizia que a empresa estava proibida de exercer a fiscalização e que os avisos de pagamento que esta emitisse não eram válidos, enquanto que os fiscais da concessionária continuavam a passear-se nas ruas das duas cidades a “praticar” as ações de vigilância previstas no contrato de concessão. Nos meses seguintes vários capítulos deste “braço de ferro” se conheceram: a empresa interpôs providências cautelares contra esta deliberação da autarquia, as quais seriam rejeitadas mais tarde pelo Tribunal que assim dava razão à Câmara, ao que se seguiu uma nova recusa da empresa em entregar as chaves dos parquímetros e sistema de gestão. Mais tarde o Tribunal decidia que os funcionários da empresa deveriam ser integrados na estrutura da Câmara no que à futura fiscalização dizia respeito, ao que a Câmara não concordou apresentando de seguida recurso, esperando-se agora uma nova decisão judicial sobre o recurso apresentado.

    6 de janeiro: Os Bombeiros Voluntários de Valongo (BVV) receberam a Medalha de Honra do Município, numa cerimónia que teve lugar no quartel da corporação A autarquia explicou que «deliberou, por unanimidade, atribuir a Medalha de Honra do Município aos BVV que, ao longo dos seus 125 anos ao serviço da comunidade, sempre se empenhou de forma competente e altruísta na proteção de pessoas e bens, não só à população da sua área de Atuação Própria, mas também respondeu prontamente aos pedidos de ajuda de outros Corpos de Bombeiros independentemente da zona do concelho ou do país».

    6 de janeiro: A Igreja Matriz de Ermesinde foi pequena de mais para acolher todos aqueles que quiseram presenciar o concerto “Cantares ao Menino”, pelo Grupo Coral “Cantigas d’ Ouvido” da Universidade Sénior de Ermesinde.

    24 de janeiro: Foi aprovado em Conselho de Ministros o decreto-lei que permitia aumentar juízos especializados, uma decisão que então permitiu o alargamento de competências do Tribunal de Valongo, o qual passou a ter um Juízo de Execução.

    foto

    FEVEREIRO

    13, 15, 16 e 17 de fevereiro: Ao longo de 4 dias a companhia de teatro profissional Cabeças no Ar e Pés na Terra – com raízes em Ermesinde – comemorou, no Fórum Cultural da nossa Cidade, 10 anos de existência. Do programa festivo constou um apontamento musical, um documentário, conversas com atores, uma exposição sobre os 10 anos de atividade da associação aniversariante, e claro está, peças de teatro.

    14 de fevereiro: Mais de 200 jovens oriundos de várias escolas da região assistiram à conferência “NETtalk – NET Viva e Segura: Navega em boas marés!”, promovida pela DECOJovem e pela Google Portugal e que teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde.

    18 de fevereiro: Durante a 33.ª reunião do ano rotário do Rotary Club de Ermesinde, que teve lugar nas instalações do Centro Social de Ermesinde, foi homenageado, como profissional do ano, Carlos Faria, um nome grande do associativismo e da cultura de Ermesinde, que também já desempenhou as funções de Diretor deste jornal.

    23 de fevereiro: Na véspera de completar 16 anos de existência, a Ágorarte – Associação Cultural e Artística inaugurou a sua sede na Rua Eng.º Armando Magalhães, na passagem inferior da C. P., Lojas 10 e 11, com a presença de autarcas, de dirigentes, sócios, professores e alunos da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), uma das suas valências mais conhecidas da população ermesindense.

    foto

    MARÇO

    3, 4 e 5 de março: Nem as agruras do mau tempo (frio e chuva) que assolaram a nossa região no início de março, impediram que a tradição carnavalesca da Queima do João animasse as gentes de Ermesinde nesta quadra festiva. Cor, alegria e muita imaginação marcaram os três dias do popular enredo carnavalesco organizado pela Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) com a colaboração de inúmeras associações/entidades locais.

    24 de março: A adrenalina das corridas de carrinhos de rolamentos voltou a fazer-se sentir em Ermesinde, na sequência de mais uma prova – no caso a 1.ª Corrida Circuito Norte – a contar para a época de 2019 do Campeonato Nacional desta popular atividade que relembra os tempos de meninice dos nossos pais e avós! Presentes estiveram cerca de 70 “pilotos” (com idades compreendidas entre os 8 e os 67 anos), oriundos de vários pontos do país, repartidos por quatro provas/corridas distintas que tiveram início na Rua Capitão Aires Martins e fim na Rua 5 de Outubro (próximo do estádio de futebol).

    30 de março: A Ágorarte assinalou o seu 16.º aniversário. Para celebrar a data a associação levou a cabo um espetáculo diversificado, onde se exibiram várias das suas valências, bem como alguns grupos convidados vindos de localidades fora do concelho. Espetáculo esse que teve lugar no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde.

    foto

    ABRIL

    8 de abril: O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, presidiu à cerimónia de colocação da primeira pedra da obra de ampliação e remodelação da ETAR de Campo. Este projeto representa um investimento de mais de cinco milhões de euros que permitirá praticamente duplicar a capacidade de tratamento da ETAR atual.

    11 de abril: Além de ter reduzido 50 por cento da sua dívida, a Câmara Municipal de Valongo (CMV) duplicou, entre 2017 e 2018, o investimento e paga em média aos fornecedores a quatro dias. Estes foram alguns dados em destaque na reunião pública camarária deste dia, aquando da apresentação, discussão e votação do Relatório de Contas do Município relativamente a 2018, documento este que seria aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PS e os votos contra do PSD.

    15 de abril: A Associação Académica e Cultural de Ermesinde festejou neste dia o seu 20.º aniversário. A data foi assinalada numa cerimónia realizada na sede da associação, e na qual compareceram algumas dezenas de convidados, destacando-se associados, colaboradores, dirigentes e algumas figuras públicas locais.

    16 de abril: A Câmara Municipal de Valongo (CMV) reforçava o apoio monetário anual às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde e de Valongo. O valor anual deste novo apoio é superior a 30.000 euros - divididos pelas duas associações humanitárias.

    24 e 25 de abril: Como é habito, a Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) levou por diante um amplo programa alusivo às comemorações do 25 de Abril. No dia 24 realizou-se no Fórum Cultural de Ermesinde um concerto de Janita Salomé, intitulado “25 de Abril, 45 Anos”. No dia seguinte teve lugar no exterior do edifício da Junta a habitual cerimónia do hasteamento das bandeiras, a que se seguiu, já no interior do edifício, a sessão solene da Assembleia de Freguesia de Ermesinde, terminando a cerimónia com a inauguração e exposição dos cartazes e poemas do concurso levado a cabo pela JFE no âmbito das celebrações do 25 de Abril.

    30 de abril: Terminou em Ermesinde a edição de 2019 da Mostra de Teatro Amador do Concelho de Valongo. Edição esta que teve início a 2 de março, tendo durante este período estado em cena 17 peças, protagonizadas por 14 grupos/associações concelhias de teatro amador aos quais se juntou a companhia ENTREtanto Teatro, que apresentou igualmente durante a mostra alguns espetáculos.

    foto

    MAIO

    3 de maio: Dezenas de jovens oriundos de diversos escolas do concelho apresentaram as suas reivindicações em mais uma edição da Assembleia Municipal de Jovens, reunida no Auditório António Macedo, em Valongo.

    7 de maio: A Escola Básica de S. Lourenço assinalou, com honra e festa, na noite de 7 de maio os 50 anos da sua fundação. A cerimónia solene comemorativa decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde, tendo estado presentes inúmeras figuras públicas locais. No dia 17 do mesmo mês a escola abriu as suas portas à comunidade para prolongar as festividades com um espetáculo de dança e música.

    10 de maio: O Fórum Cultural de Ermesinde acolhia esta noite mais uma edição do tradicional Sarau Cultural do Rotary Club de Ermesinde.

    17 de maio: André Baptista, distinguido em 2018 como o “hacker mais valioso do mundo”, esteve em Ermesinde para participar numa sessão sobre cibersegurança promovida pela ADICE. Realizada no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, a sessão contou com a presença de mais de uma centena de alunos dos cursos de formação em informática da ADICE e da Escola Profissional de Valongo.

    foto

    JUNHO

    2 de junho: Terminava neste dia a 6.ª edição da Feira da Regueifa e do Biscoito, na sede do concelho. O certame, que havia tido início a 29 de maio, levou milhares de pessoas ao eixo central de Valongo.

    8, 15 e 16 de junho: A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde assinalou nestes dias as comemorações do seu 98.º aniversário. Para celebrar esta data, a associação levou a cabo um vasto programa de atividades, desde desfile de fanfarras de bombeiros, arruada de fanfarras, simulacros, homenagens, bênção de duas novas ambulâncias e a promoção de uma dezena de bombeiros, entre outras.

    11 a 13 de junho: A Universidade Sénior de Ermesinde (USE) promoveu nestes dias a sua III Semana Aberta, no auditório da Junta de Freguesia. Esta iniciativa que encerrou o ano académico deu a conhecer a toda a comunidade algum do trabalho desenvolvido, nas diversas disciplinas, ao longo do ano letivo, pelos alunos da USE.

    15 de junho: A Casa do Povo de Ermesinde brindou a Cidade com um espetáculo de música, dança e teatro no âmbito da sua XI Gala, realizada no Fórum Cultural.

    28 e 29 de junho: O largo da feira velha acolheu a primeira edição da Festa de Verão do Centro Social de Ermesinde (CSE). Este verdadeiro arraial popular - que coincidiu com a celebração do S. Pedro - integrou um vasto e variado programa de animação. O evento visou não só divulgar as atividades, o trabalho e as ações de desenvolvimento social que são levadas a cabo pelo CSE, como também reforçar a relação desta instituição com a comunidade e proporcionar aos trabalhadores, utentes, familiares, formandos e amigos do Centro - e à restante comunidade em geral - uma oportunidade de se encontrarem e conviverem neste espaço vital de identificação da instituição.

    foto

    JULHO

    1 de julho: Manuel da Silveira era eleito presidente do Rotary Club de Ermesinde para o ano (rotário) de 2019-2020, sucedendo no cargo a Carlos Mourão.

    11 a 14 de julho: O Parque Urbano de Ermesinde voltou a ser palco da Feira do Livro do Concelho de Valongo. O certame voltou a ter três espaços distintos – Espaço Livro, Espaço Infantil e Praça das Artes –, um formato complementado por uma programação cultural diversificada e que este ano visou homenagear os conceituados poetas da literatura portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), Jorge de Sena (1919-1978) e Fernando Namora (1919-1989), no âmbito das celebrações do centenário dos seus nascimentos. A Voz de Ermesinde marcou presença - com um stand próprio - pelo 16.º ano consecutivo na feira.

    13 de julho: A Cidade uniu-se em torno de uma só cor (o branco) ao som dos bombos. Milhares de pessoas “pintaram” Ermesinde de branco na noite/madrugada de sábado para domingo em mais uma edição da Noite Branca e dos Bombos.

    foto

    AGOSTO

    9 a 12 de Agosto: Após um ano de interregno, por falta de uma Comissão Festas, a romaria de S. Lourenço voltou ao convívio com a comunidade ermesindense.

    21 de agosto: Ainda que parcialmente e de forma provisória, foi aberto ao público neste dia o novo túnel da A4, em Águas Santas. Foram abertas apenas duas faixas de rodagem das quatro que estão projetadas. Esta abertura provisória/parcial ao tráfego automóvel deu-se pelo facto de o túnel do meio ter encerrado para que ali se possa dar início às obras de reabilitação.

    foto

    SETEMBRO

    4 a 8 de setembro: Ermesinde acolheu mais uma edição da Expoval . O evento, que cumpriu a sua 14.ª edição, teve como palco o Parque Urbano. Mais de 200 mil visitantes passaram por aquela que é uma das Mostras de Atividades Económicas com maior impacto na Área Metropolitana do Porto, com 26.300 metros quadrados de área expositiva. Para além da mostra empresarial, gastronómica e de artesanato, houve degustação de produtos locais, workshops temáticos, oficinas de artesanato e trabalho ao vivo, desporto radical, showcookings, concertos, e outras atividades.

    16 de setembro: Foi inaugurada a primeira pista urbana de atletismo no país e uma ciclovia, na Avenida Dr. Fernando Melo - também conhecida por Avenida dos Lagueirões -, em Valongo. A obra teve um investimento de cerca de 100.000 euros.

    16 de setembro: Era anunciado em sessão da Assembleia Municipal de Valongo que a fachada da Fábrica de Sá e a chaminé localizada no interior deste histórico e emblemático edifício de Ermesinde iriam ser preservadas, com vista à futura implementação de um hipermercado (a Mercadona) no local.

    20 a 22 de setembro: Realizava-se em Ermesinde a 28.ª edição do Magic Valongo - Festival Internacional de Ilusionismo. O Fórum Cultural foi o palco escolhido para acolher um evento que este ano contou com a presença de cerca de 150 ilusionistas oriundos de vários pontos do globo. O espanhol Miguel Muñoz, campeão do Mundo da Federação Internacional de Sociedades Mágicas, foi umas das atrações do evento.

    foto

    OUTUBRO

    8 a 10 de outubro: A Universidade Sénior de Ermesinde (USE) organizou a sua IV Semana Académica. O evento teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde e além de assinalar o início do novo ano letivo visou igualmente dar a conhecer à comunidade o trabalho que é desenvolvido pelas várias valências da Ágorarte e da USE.

    14 de outubro: Era inaugurada na Escola Básica de Mirante de Sonhos a primeira de 28 Salas de Aulas do Futuro a serem implementadas em todos os estabelecimentos do ensino básico do Concelho de Valongo. Um facto que fazia de Valongo o primeiro Município do país a ter Salas de Aula do Futuro em todas as escolas do 1.º Ciclo.

    14 de outubro: Foi assinado o Protocolo de Cooperação da Escola Segunda Oportunidade de Valongo (E2OV) entre os parceiros Centro Social de Ermesinde (CSE), Câmara Municipal de Valongo (CMV), Agrupamento de Escolas de Ermesinde (AEE) e a DEGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares). Esta cerimónia contou com a presença do Delegado Regional de Educação da Região Norte, João Gonçalves.

    16 a 20 de outubro: Ermesinde recebia a 22.ª edição da Mostra Internacional de Teatro. O evento - organizado pela companhia ENTREtanto Teatro com o apoio da Câmara Municipal de Valongo - decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde e trouxe à nossa Cidade espetáculos teatrais, oriundos de Brasil, Polónia e Portugal, direcionados ao público escolar e ao público em geral para todas as idades.

    foto

    NOVEMBRO

    4 de novembro: Foi apresentado o projeto dos novos Paços do Concelho e Centro Cívico de Valongo, numa cerimónia que decorreu no Museu Municipal de Valongo. O novo edifício terá a forma de uma trilobite. Os novos Paços do Concelho estão estimados em 7 milhões de euros e serão edificados nos terrenos localizados entre as escolas Secundária de Valongo e Básica Vallis Longus.

    8 de novembro: A Câmara Municipal de Valongo (CMV) anunciava que o processo de expropriação do Estádio de Sonhos, em Ermesinde, estava concluído. A autarquia adiantava que «no total e após a sentença definitiva, o Município de Valongo pagou 688.938,25 euros pelos terrenos onde está instalado o equipamento desportivo, que passou a ser público em 2016».

    9 de novembro: O Rotaract Club Ermesinde, em articulação com o Rotary Club de Ermesinde e o Interact, promoveu o V Festival de Tunas “Cidade de Ermesinde”. O evento teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde e contou com cinco tunas a concurso.

    15 de novembro: Ana Maria Cortez tomava posse como nova Diretora do Agrupamento de Escolas de Ermesinde numa cerimónia que decorreu no Polivalente da Escola Secundária de Ermesinde. A nova diretora sucedia no cargo a Álvaro Pereira, figura histórica que por motivos de aposentação deixou no início deste ano letivo a direção do agrupamento após várias décadas de serviço.

    29 de novembro: No âmbito das comemorações do 183.º aniversário da elevação de Valongo a concelho, a Câmara Municipal distinguiu diversas personalidades e associações pelo trabalho desenvolvido em prol do Município. A autarquia atribuiu 13 medalhas nas categorias de honra, mérito cultural e valor desportivo.

    foto

    DEZEMBRO

    2 de dezembro: Em clima de alguma crispação política era aprovado por maioria o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2020 da Câmara de Valongo em sessão da Assembleia Municipal. Este orçamento apresenta um valor global de 59.300.000 euros.

    23 de dezembro: O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, inaugurou neste dia a sede da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, que fica localizada na Rua do Padrão, n.º 27, em Valongo (antigo Tribunal do Trabalho e Conservatória de Valongo).

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].