Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2019

    SECÇÃO: Local


    Rotaract Club de Ermesinde apresenta conto infantil sobre a temática da alimentação saudável

    foto
    O Rotaract Club de Ermesinde (RCE) apresentou no passado dia 6 de dezembro o conto infantil “Da semente à conquista do Mundo”, numa cerimónia que decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE).

    Presentes estiveram diversos elementos afetos ao Rotaract da nossa Cidade, assim como membros do Rotary Club de Ermesinde, a representante Distrital do Rotaract District 1970 - Portugal, Renata Costa Leite, representantes de vários agrupamentos de escolas do concelho e o presidente da JFE, João Morgado.

    foto
    “Da semente à conquista do Mundo” é um livro que pretende acima de tudo consciencializar as crianças e as suas famílias para a importância de terem uma alimentação saudável - à base de alimentos mais naturais, como legumes, frutas, etc. - ao mesmo tempo que os alertam para os perigos da fast-food, tão em voga nos dias de hoje.

    Bruna Cunha, uma jovem e talentosa escritora local, e Fábio Moreira, nutricionista, são os autores dos textos do livro cuja ilustração fica a cargo de Inês Barreto Rodrigues. Após o presidente do RCE, Francisco Pereira, ter aberto a sessão, fazendo não só uma breve apresentação do Rotaract bem como do livro, anunciando desde logo que era intenção do RCE, numa primeira fase, distribuir, de forma gratuita, esta obra por todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho e numa segunda fase fazer essa distribuição por mais estabelecimentos de ensino fora do concelho e hospitais, passou a palavra a Bruna Cunha, que a par de outro dos autores do livro, Fábio Moreira, é membro do RCE. A jovem escritora ermesindense desvendou então um pouco da história desta obra, que procura, como já vimos, passar a mensagem da importância de os mais novos terem uma alimentação saudável em detrimento da fast-food.

    foto
    E o livro conta-nos a história de um grupo de frutas e legumes que se sente insatisfeito e desvalorizado pelos humanos que optam por fazer uma alimentação à base da pouco saudável fast-food. Esse descontentamento leva esse grupo de frutas e legumes a contactar via redes sociais outros grupos semelhantes de todo o Mundo, na tentativa de juntos criarem um plano de ação para voltarem a ser valorizados e respeitados pelos humanos em detrimento do inimigo e concorrente fast-food. Por sua vez, Fábio Moreira falou da vertente mais técnica do livro, isto é, da nutrição, da importância da alimentação saudável e da forma como muitas vezes as crianças rejeitam determinados tipos de legumes. João Morgado, presidente da JFE, que apoiou a publicação deste livro, usaria igualmente da palavra, não só para parebenizar este projeto que acima de tudo pretende passar uma mensagem, sendo, aliás, essa uma das razões pela qual a Junta decidiu apoiar a ideia, mas também para anunciar que a autarquia por si presidida iria nos dias que se seguiram a esta apresentação distribuir o livro por todos os alunos de todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico da freguesia. Posteriormente, o RCE fez a entrega/oferta do livro aos representantes dos agrupamentos de escolas presentes nesta cerimónia.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].