Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 15-12-2019

    SECÇÃO: Destaque


    Assinados os protocolos de colaboração da Câmara com as associações do Município

    Ao fim da tarde do dia 4 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Valongo (CMV), cerca de 30 associações, escolas e instituições de todo o município, assinaram um protocolo de colaboração daquela autarquia, representada pelo seu presidente com cada umas dessas entidades associativas, que se fizeram representar por um dirigente de cada uma das instituições, em que as mesmas ficam isentas do pagamento de taxas pela utilização de equipamentos desportivos do município, para o desenvolvimento das suas atividades.

    foto
    Antes da sessão das assinaturas usou da palavra, José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, para referir que a assinatura deste protocolo é uma das formas que a CMV utiliza para apoiar o seu tecido associativo. Informou que esta cerimónia envolve 30 associações/instituições que representam 3247 atletas e tem um valor global de 180 mil euros.

    «Não é muito - disse o presidente - mas é um montante significativo», tendo em consideração que há 6 anos, um mês e 12 dias, quando chegou a presidente desta autarquia, este apoio pouco ultrapassava os cem mil euros. Disse ainda que há outros apoios da autarquia às suas associações e instituições, sob outras formas, mas que tudo é proveniente dos impostos pagos pelos cidadãos valonguenses. E é bom que os cidadãos saibam que este dinheiro não cai do céu, sai dos impostos que pagam.

    foto
    Teve também palavras de agradecimento para com o trabalho e empenho das associações do município e, pedagogicamente, apelou à transmissão de valores por parte de dirigentes associativos e pais para que combatam a violência no desporto, não colocando demasiada pressão sobre os jovens atletas, quando assistem aos jogos.

    Disse ainda que muitos dirigentes desportivos e associativos são também dirigentes políticos e por isso devem ser um bom exemplo cívico para os restantes cidadãos.

    foto
    A cerimónia terminou com a assinatura das várias dezenas de protocolos de colaboração, com validade até ao próximo dia 31 de julho.

    Foram, também, assinados protocolos de colaboração referente a isenções, no valor global de 261.582,33 euros. Assim, segundo fontes municipais, o montante global do investimento público é de 441.582,33 euros, criando condições para a prática de desportos outdoor (Futebol; Ciclismo; Atletismo; Triatlo; Equitação e Hipoterapia; BTT; Pesca desportiva) e indoor (Hóquei em patins; Hóquei subaquático; Futsal; Basquetebol; Andebol; Patinagem Artística; Natação; Taekwondo; Karaté; Judo; Kung-Fu; Jiu-Jitsu; Xadrez; Ténis e Ténis de mesa; Voleibol; Kickboxing; Boxe).

    foto
    Segue-se a Lista de Entidades, com as quais foram assinados Protocolos de colaboração:

    Junta de Freguesia de Alfena, Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, Centro Social e Paroquial de Alfena, Centro Social de Ermesinde, Associação Para o Desenvolvimento Integrado de Ermesinde– ADICE, Associação de Promoção Social do Calvário, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ermesinde, Agrupamento de Escolas S. Lourenço - Unidade de Ensino Estruturado da EB Carvalhal e São Lourenço, Agrupamento de Escolas de Alfena, Agrupamento de Escolas de Valongo, Agrupamento de Escolas VallisLongus, CENFIM – Centro Formação Profissional Indústria Metalúrgica e Metalomecânica - Núcleo Ermesinde, Agrupamento Centros de Saúde Maia/Valongo – ACES Maia - Valongo (parceria c/ Junta de Freguesia de Valongo), Centro Hospitalar de S. João, EPE - Pólo Valongo, Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Município de Valongo – CCD, Ágorarte – Associação Cultural e Artística, ARCA – Associação Recreativa e Cultural da Azenha, Magriços de Ermesinde Cultura e Desporto, Associação Sójovem das Saibreiras, Grupo Desportivo da Ribeira, Profival – Esc. Profissional de Valongo, Assoc. de Futebol Clube Vilar, Clube Desportivo, Recreativo e Cultural da Chã, Centro Recreativo Estrelas da Balsa, Liga de Futebol Popular de Valongo, Mitra Futebol Clube e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Gondomar/Valongo.

    foto
    Foram assinados ainda Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo (CPDD) com: Atlético Clube Alfenense, Centro Social e Paroquial de Alfena – Hóquei, Associação Centro Social Figure Skating (CSPA), Clube de Karaté de Alfena, Grupo Dramático e Recreativo de Retorta, Associação Desportiva e Recreativa da Gandra, Clube Ténis Ermesinde, Clube de Karaté Budo Dojo, Núcleo Desportivo do Colégio de Ermesinde, Clube Karaté de Valongo, Inteligência Corajosa – Associação de Desportos de Combate, ADTKDVL - Associação de Taekwondo de Valongo, Academia de Formação Equestre e Hipoterapia de Valongo e Campo, Associação de Taekwondo Estrelas do Susão, Associação de Defesa Pessoal de Alfena, Academia de Ciclismo Nuno Ribeiro e Rui Vinhas e Clube de Atletismo “Os 5 à Hora”.

    foto
    Por fim foram assinados protocolos e CPDD com: Clube de Natação de Valongo, Clube de Propaganda da Natação, Clube Desportivo da Palmilheira, Ermesinde Sport Clube 1936, União Desportiva Cultural Recreativa da Bela, Clube Desportivo de Sobrado, Associação Social e Cultural de Sobrado, Futebol Clube Estrelas Susanenses, Associação Desportiva de Valongo, Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo, União Desportiva Valonguense 1937, Sporting Clube de Campo e Clube Zupper.

    Por: Manuel Augusto Dias

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].