Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2019

    SECÇÃO: Local


    Feira da Regueifa e do Biscoito atrai milhares de visitantes ao eixo central da sede do concelho

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Pelo sexto ano consecutivo o eixo central da sede do concelho voltou a engalanar-se para acolher a Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo & Mercado Oitocentista.

    As praças e ruas livres de trânsito e decoradas a rigor daquela zona de Valongo receberam entre os dias 29 de maio e 2 de junho milhares de visitantes que ali foram conhecer e saborear o pão, a regueifa, os biscoitos, a Sopa Seca e demais iguarias gastronómicas típicas da região. Recorde-se que este evento é promovido desde 2014 pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a Junta de Freguesia de Valongo, tendo como principal objetivo «valorizar e divulgar dois dos seus produtos de excelência – a Regueifa e o Biscoito, num grande evento cultural que é também uma homenagem a uma das principais marcas identitárias do Município de Valongo e à sua História indissociável da panificação, pois foi durante muitos anos o principal abastecedor de pão da cidade do Porto», explicaram os organizadores.

    A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista envolveu centenas de participantes, desde padeiros, biscoiteiros, doceiros, escolas, confrarias, associações, artesãos, empresas e restaurantes. O evento teve ainda animação diária, com fabrico ao vivo, recriações históricas, exposições, cortejos, teatro, danças, passeios a cavalo, workshops, showcookings (sendo neste ponto de destacar a presença do exótico chef Chakall) e grandes espetáculos musicais. No que concerne ao programa de animação é de destacar as presenças de Herman José e José Cid, cujos espetáculos lotaram o Largo do Centenário. À semelhança das anteriores edições realizou-se o Concurso da Melhor Regueifa e Biscoito, tendo este ano sido vencedores a Padaria Panfino (Campo), na categoria de Regueifa, e a Doce Vale (Ermesinde), na categoria de Biscoito.

    A Padaria e Confeitaria Neta e a Padaria do Susão venceram respetivamente o segundo e terceiro lugares, na categoria Regueifa. A Panfino e a Croquembouche alcançaram respetivamente a segunda e terceira classificações na categoria Biscoito.

    (...)

    foto

    Leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

    Nota: Agora pode tornar-se assinante da edição digital por 6 euros por ano. Após fazer o pagamento (de acordo com as mesmas modalidades existentes na assinatura do jornal impresso) deverá enviar-nos o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas, por e-mail, as 12 edições em PDF.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].