Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-05-2019

    SECÇÃO: Local


    NOTÍCIAS DO CENTRO SOCIAL DE ERMESINDE

    Futuro da Europa

    Foto CSE
    Foto CSE
    Semana Europeia da Juventude, 2019

    Neste mês de maio, Valongo celebrou a Semana Europeia da Juventude com cerca de mil jovens, num festejo à Europa, à multiculturalidade e à mobilidade internacional. Um evento comemorado com tantas outras organizações nacionais e internacionais sob o comando do Erasmus, Juventude em Ação, que exponenciou um movimento de milhares de jovens até aos 30 anos, numa experiência única de partilha e abertura de horizontes.

    No concelho, as festividades decorreram entre os dias 29 de abril e 8 de maio numa articulação entre o Município de Valongo, Junta de Freguesia de Ermesinde e o Centro Social de Ermesinde (CSE), num itinerário que percorreu a Escola Profissional de Valongo, o CENFIM, a Consultâmega e as escolas secundária de Alfena, de Campo, de Ermesinde e de Valongo, culminando no Fórum Cultural de Ermesinde com a colaboração do Centro de Emprego de Valongo a abordar a rede EURES e o Corpo Europeu de Solidariedade.

    Foi uma semana com a particularidade de ter sido dinamizada pelos voluntários do projecto MOVE, do CSE, no âmbito da sua ação no EURODESK (gabinete de atendimento e orientação de jovens para a mobilidade europeia). Dominika da Polónia, Sophie e Andrea de Itália e Imanol de Espanha partilharam com os jovens do concelho de Valongo as suas experiências no voluntariado internacional, lançando o desafio para que se juntem à família Erasmus, uma malha humana envolvida numa jornada que fará a diferença para a vida pessoal e profissional. Como referia Imanol, «as atividades do Erasmus, Juventude em Ação, decorrem num espaço único do globo: a Europa; num território tão pequeno quanto enorme na diversidade cultural e por isso repleto de possibilidades para agir e pensar em conjunto o futuro». Dizia um dos responsáveis pela dinamização do evento: «são acções 100 por cento financiadas; ou seja, sem custos para os participantes, exigindo-se apenas a motivação, a aspiração e a abertura para ir além dos limites de cada um». Aceitas o desafio?

    Ficam os locais do Eurodesk do concelho de Valongo: Casa da Juventude de Valongo, Junta de Freguesia de Ermesinde e Centro Social de Ermesinde.

    Por: Florentino Silva

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].