Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2019

    SECÇÃO: Desporto


    TRAIL RUNNING

    7.ª edição dos Trilhos do Paleozóico trouxe 2500 atletas ao Parque das Serras do Porto

    Foto CMV
    Foto CMV
    Cerca de 2500 atletas (sensivelmente 2000 adultos e 250 crianças) participaram na 7.ª edição dos Trilhos do Paleozóico, certame que decorreu no fim-de-semana de 16 e 17 de março e que foi coorganizado pelo Grupo Dramático e Recreativo da Retorta e pela Câmara Municipal de Valongo, tendo como diretor de prova o ultramaratonista Luís Pereira.

    Os mais novos foram os primeiros a entrar em ação, no sábado, na Aldeia de Couce, no âmbito do Trilhos dos Pequeninos. No dia seguinte, foi a vez dos atletas mais velhos participarem numa competição que englobou três provas, com partidas e chegadas no Largo do Centenário, em Valongo, sendo a primeira delas o Ultra Trilhos - de 48 Kms; seguida dos Trilhos de Paleozóico - de 23 Kms; e finalmente os Mini-Trilhos e a Caminhada, com um percurso de 12 kms.

    A primeira prova do Circuito Trilhos de Valongo 2019 foi também pontuável para o Circuito Nacional Ultra Trail série 150, circuito Nacional Trail série 100 e também para o Mont Blanc. Esta prova foi ainda escolhida pela ATRP (Associação de Trail Running Portugal) para observação da Seleção Nacional de Trail.

    «Realizada em pleno Parque das Serras do Porto, esta prova consistiu em percorrer a pé trilhos e caminhos nas serras de Santa Justa, Pias e Castiçal. Grande parte do percurso passou dentro do Parque Paleozóico de Valongo reconhecido internacionalmente pela sua riqueza fossilífera, onde se destacam as trilobites, pelas plantas e animais de espécies raras, como os fetos e as salamandras lusitânicas, e pelas antigas minas de ouro outrora exploradas pelos romanos», explicou a organização.

    Quanto aos atletas que cortaram a meta em primeiro lugar nas três provas englobadas na competição, Bruno Sousa (do Team Trail Bifase) foi o primeiro a cortar a meta na corrida do UltrasTrilhos, com um registo de 04:26:46. Nuno Alves (da Oralklass - Amigos do Trail) cortou a meta em 1.º lugar na prova Trilhos do Paleozóico, com o tempo de 01:49:45. Por último, Vítor Barbosa (da Retorta) foi o primeiro na prova Mini-Trilhos, com o registo de 00:48:06.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].