Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-03-2019

    SECÇÃO: Destaque


    CDS-PP solicita ao Governo que realize obras urgentes na Escola Básica 2,3 D. António Ferreira Gomes

    Foto CMV
    Foto CMV
    O Grupo Parlamentar do CDS-PP entregou no dia 20 de março na Assembleia da República (AR) um projeto de resolução onde recomenda que o Governo realize obras de caráter urgente na Escola Básica 2,3 D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde.

    No documento apresentado, os populares começam por explicar que «o avançado estado de degradação da cobertura da Escola Básica 2,3 D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde, está a condicionar a qualidade da prática educativa e a pôr em causa a segurança de alunos, professores e pessoal não docente».

    Sustentam ainda que a escola, com cerca de 350 alunos do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos, «precisa de obras urgentes no telhado. Sempre que chove com mais intensidade, o cenário é invariavelmente o mesmo - a água escorre pelas paredes e inunda os corredores que ligam as duas escadarias de acesso ao primeiro andar e também o átrio principal da escola. Resultado: por segurança, os corredores de acesso às salas de aula são fechados, porque chove como na rua. A situação não é nova, mas intensificou-se com as intempéries de há cerca de um ano, que provocaram mais fendas e buracos nas três clarabóias de vidro e de acrílico existentes na cobertura do edifício escolar, inaugurado em 1991 e sem nunca ter beneficiado de obras de fundo. Devido às infiltrações de água já ocorreram curtos circuitos nalguns quadros elétricos».

    O CDS-PP relembra neste projeto de resolução que por diversas vezes, esta situação foi reportada à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), entidade esta «que, no ano passado, durante o período de férias escolares, procedeu a intervenções no telhado, mas a chuva continua a entrar dentro da escola».

    Porém, os problemas que atualmente a escola apresenta não ficam por aqui, conforme frisa o projeto de resolução elaborado pelo Grupo Parlamentar dos populares. Problemas ao nível dos estores (todos com mais de 20 anos e sem peças no mercado que possam substituir as existentes), sendo que muitos deles não abrem nem fecham, facto que, conforme sublinha o CDS-PP, se agrava diariamente, «ficando salas, corredores, biblioteca e outros locais fechados, sem luz do dia. Por outro lado, outros espaços ficam com sol, dificultando a visão dos alunos para o quadro. Para remediar o problema, sobretudo quando passa por luz a mais, alguns encarregados de educação e professores fizeram e colocaram cortinados em algumas janelas para que os alunos possam ver o que está escrito ou projetado no quadro».

    Recorde-se, que a associação de Pais da referida escola já entregou um dossier, em mãos, ao Ministro da Educação, sobre o estado do edifício, mas até agora não houve nenhuma intervenção.

    «Nestes termos, o Grupo Parlamentar do CDS-PP, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, propõe à Assembleia da República que recomende ao Governo a realização urgente de obras na Escola EB 2,3 D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde, alocando, para o efeito, os meios financeiros necessários», podia ler-se no projeto de resolução apresentado.

    (...)

    Leia esta notícia na íntegra na edição impressa.

    Nota: Agora pode tornar-se assinante da edição digital por 6 euros por ano. Após fazer o pagamento (de acordo com as mesmas modalidades existentes na assinatura do jornal impresso) deverá enviar-nos o nome, o NIF e o seu endereço eletrónico para lhe serem enviadas, por e-mail, as 12 edições em PDF.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].