Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2018

    SECÇÃO: Destaque


    CRONOLOGIA

    Os momentos marcantes de 2018 em Ermesinde e no Concelho

    JANEIRO

    8 de janeiro: Luís Ramalho, anterior presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde e atual vereador eleito pelo PSD no executivo da Câmara de Valongo, tomava posse como presidente da Direção da Casa do Povo de Ermesinde com vista ao quadriénio 2018-2021. Ramalho sucedia assim no cargo a Jerónimo Pereira.

    22 de janeiro: O Rotary Club de Ermesinde prestava neste dia uma Homenagem Profissional ao histórico Diretor do Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Álvaro Pereira. A sessão teve lugar no Centro Social de Ermesinde, tendo contado com diversas figuras locais, entre outros o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, e os presidentes das Juntas de Freguesia de Ermesinde e de Alfena, respetivamente, João Morgado e Arnaldo Soares.

    foto
    26 de janeiro: A reabertura do serviço ferroviário de passageiros entre Leixões e Ermesinde foi tema que dominou as atenções no início do ano. O assunto veio ao de cima neste dia, quando na Assembleia da República era aprovada uma proposta pelo grupo parlamentar do PCP para a reabertura deste serviço de passageiros que se encontra interrompido desde 2011. Nas semanas seguintes, o assunto fez correr muita tinta, com a apresentação de uma “contraproposta” do coordenador metropolitano dos Transportes e da Mobilidade, Marco Martins, que defendia a reabertura da linha numa ligação entre Leixões e Campanhã, com passagem em Vila Nova de Gaia, mas sem passagem por Ermesinde. A polémica estava instalada. Já em fevereiro, as câmaras de Valongo e da Maia emitiram em conjunto um comunicado onde defendiam a inclusão de Ermesinde no processo de reabertura da linha. Na sequência de todas estas propostas, a empresa responsável pela linha, a Infraestruturas de Portugal, anunciava (apenas) que estava em desenvolvimento um estudo/projeto para intervenção na linha de Leixões, não referindo contudo para quando a abertura da mesma e qual o trajeto desta.

    FEVEREIRO

    6 de fevereiro: Uma delegação do Bloco de Esquerda, liderada pelo deputado da Assembleia da República, Luís Monteiro, efetuou uma visita à Escola Secundária de Valongo e à Escola Básica Vallis Longus, tendo no final da mesma defendido uma intervenção urgente nos dois estabelecimentos de ensino.

    8 de fevereiro: Nascia neste dia uma nova associação cultural em Ermesinde: a Folia e Magia – Associação Cultural e Recreativa.

    foto
    11, 12 e 13 de fevereiro: Nem a chuva nem o frio que se fizeram notar nestes dias foram motivo para impedir que Ermesinde se divertisse à grande durante a quadra carnavalesca à custa da Queima do João. Organizada pela Junta de Freguesia de Ermesinde, esta paródia carnavalesca centrou ao longo de três dias as atenções de centenas de pessoas, que não perderam pitada do enredo desenrolado entre o Parque Urbano e o Armazém da Junta (situado na zona da Resineira).

    21 de fevereiro: A Câmara de Valongo anunciava que iria aumentar em 45 por cento, face a 2015, o valor dos recursos financeiros a transferir para as juntas de freguesia do concelho, no âmbito dos acordos de delegação das competências (varredura, manutenção dos espaços verdes e pequenas reparações nas escolas). O valor estimado a transferir em 2018 era de 1.145.316,24 euros (mais 355.946,00 euros em comparação com 2015). Os acordos de execução viriam a ser assinados no dia 26 de março.

    24 de fevereiro: O Fórum Cultural de Ermesinde lotou para prestar uma homenagem pública à grande figura da cultura e do associativismo ermesindense, Domingos Lima, que havia falecido em dezembro de 2017.

    27 de fevereiro: Avançava no concelho de Valongo o projeto de recolha seletiva de resíduos porta a porta, da responsabilidade da Lipor, que além de visar sensibilizar as pessoas para a importância da reciclagem permitia que o valor calculado da recolha dos resíduos recicláveis revertesse a favor de instituições locais, sendo que no caso do nosso concelho esse valor iria reverter a favor das duas corporações de bombeiros.

    MARÇO

    9 de março: O Rotary Club de Ermesinde levava a cabo neste dia o seu habitual sarau cultural. A efeméride teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde e serviu ainda para homenagear os melhores alunos das escolas secundárias de Ermesinde e de Alfena.

    14 de março: A Junta de Freguesia de Alfena comunicava que o Tribunal de Contas havia aprovado a construção das novas instalações do há muito ansiado Centro de Saúde daquela Cidade.

    16 de março: A Assembleia de Freguesia de Ermesinde reunia numa sessão extraordinária para discutir a votar a 3.ª adenda aos Acordos de Execução estabelecidos com a Câmara de Valongo. O documento seria aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PS, a abstenção do CDS-PP, do PSD, do Bloco de Esquerda e o voto contra da CDU.

    foto
    17 de março: A Ágorarte – Associação Cultural e Artística assinalava neste dia o seu 15.º aniversário. No auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde a associação levou a cabo um vasto e animado programa de variedades.

    ABRIL

    9 de abril: Diana Ferreira, deputada do PCP na Assembleia da República, defendia em Alfena a eliminação das portagens na A28, A29 e A41/A42.

    13, 14 e 15 de abril: Os Bombeiros Voluntários de Valongo comemoravam neste fim-de-semana o seu 125.º aniversário.

    Nestes mesmos três dias, mais de 30 clubes Rotaract de todo o país estiveram em Ermesinde para participar na Conferência Distrital D. 1970, Rotaract & Interact 2018.

    15 de abril: A Associação Académica e Cultural de Ermesinde assinalava neste dia o seu 19.º aniversário, com a realização de um espetáculo “multifacetado” que teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde.

    foto
    24 de abril: O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visitava as obras de requalificação da Escola Secundária de Ermesinde. O governante anunciava que a conclusão da 1.ª fase das «sonhadas e desejadas obras» estava agendada para novembro seguinte.

    24 e 25 de abril: A Junta de Freguesia de Ermesinde levou a cabo um conjunto de iniciativas visando as comemorações do 44.º aniversário do 25 de Abril. O ponto alto voltou a ser no dia 25, com a sessão solene no auditório desta autarquia.

    MAIO

    2 a 6 de maio: A Junta de Freguesia de Ermesinde organizou mais uma edição de “Ermesinde festeja a Juventude”. A iniciativa teve como grande destaque a corrida de carrinhos de rolamentos, prova pontuável para o Campeonato Nacional desta interessante competição que na nossa Cidade reuniu 60 participantes.

    foto
    5 de maio: Armando Teixeira, aluno da Escola Secundária de Ermesinde, do 11.º ano, conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Ciência da União Europeia que decorreram em Ljubljana, na Eslovénia.

    9 e 10 de maio: O Fórum Cultural de Ermesinde era palco nestes dias da 9.ª edição da VALorizar – Mostra de Emprego e Formação do Concelho de Valongo. Esta edição contou com a presença de cerca de três dezenas de entidades ligadas ao empreendedorismo, emprego, ensino e formação profissional.

    17 de maio: Rui Almeida anunciava publicamente a sua candidatura à liderança da Comissão Política Concelhia de Valongo do CDS-PP. Rui Almeida seria eleito o líder da concelhia no dia 25 de julho, altura em que decorreram as eleições, sucedendo a Alexandre da Silva Teixeira no cargo. A lista de Rui Almeida foi a única que se apresentou a sufrágio.

    26 de maio: Terminava neste dia em Ermesinde a edição de 2018 da Mostra de Teatro Amador do Concelho de Valongo – certame que se havia iniciado a 27 de março. Entre os grandes vencedores das várias categorias que estiveram a concurso figurou o nome do Grupo “Casca de Nós” – valência da Associação Académica e Cultural de Ermesinde – que levou para casa dois dos oito prémios a concurso.

    JUNHO

    3 de junho: Terminava neste dia a edição de 2018 da Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista. Com início no dia 30 de maio, o evento realizado na sede do concelho visou promover uma das principais logomarcas do Município: o pão, a regueifa e o biscoito.

    6 de junho: Joaquim Oliveira é reeleito presidente da Direção da Associação das Coletividades de Valongo.

    8 de junho: Seis alunos da Escola Secundária de Ermesinde conquistaram o prémio Switch Up, um projeto educativo desenvolvido pela GALP a nível nacional. Como prémio, estes alunos ganharam uma viagem a Sillicon Valley (Estados Unidos da América).

    foto
    16 e 17 de junho: A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde comemorou 97 anos de vida. Para assinalar esta data os bombeiros da nossa Cidade levaram a cabo um vasto programa de atividades, sendo de destacar a sessão solene onde foi realizada a cerimónia de promoção de novos bombeiros e a entrega de emblemas a associados com mais de 50 anos de filiação.

    20 de junho: Ermesinde recebia neste dia a maior competição de aplicações para mudar o Mundo criada por jovens. No segundo Encontro da 4.ª edição do “Apps for Good”, que decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde, 66 equipas de jovens participaram e demonstraram o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (apps) que solucionam problemas reais.

    JULHO

    2 de julho: Transmissão de tarefas no Rotary Club de Ermesinde. Carlos Mourão sucedia a Fernando Ferreira como presidente deste clube rotário.

    7 de julho: Maria da Trindade Vale é eleita presidente da Comissão Política da Secção do PSD de Valongo. A tomada de posse dos novos órgãos concelhios dos social-democratas aconteceria a 22 de setembro, no auditório da junta de Freguesia de Ermesinde.

    foto
    12 a 15 de julho: O Parque Urbano de Ermesinde recebe mais uma edição da Feira do Livro e das Artes do Concelho de Valongo. A Voz de Ermesinde esteve com um stand próprio pelo 15.º ano consecutivo. Nesta edição o Diretor do nosso jornal proferiu a Conferência “60 Anos do Jornal A Voz de Ermesinde”, com o intuito de assinalar as seis décadas de vida do jornal.

    14 de julho: Ermesinde voltou a unir-se em massa em torno de uma só cor: o branco. Na noite de 14 para 15 a Junta de Freguesia de Ermesinde e a Associação Académica e Cultural de Ermesinde organizam a 5.ª edição da Noite Branca e dos Bombos, evento integrado no âmbito das comemorações do 28.º aniversário da elevação de Ermesinde a Cidade.

    AGOSTO

    foto
    11 de agosto: Faleceu Manuel da Conceição Pereira, figura incontornável de Ermesinde. Esta personalidade foi ainda Diretor de A Voz de Ermesinde durante várias décadas.

    SETEMBRO

    4 de setembro: Faleceu Carlos Basto, militante e fundador do Bloco de Esquerda no Concelho de Valongo.

    8 de setembro: Assunção Cristas vem a Ermesinde no âmbito da rentrée nacional do CDS-PP. O anfiteatro exterior do parque urbano acolheu cerca de 2000 militantes centristas vindos de todo o país.

    foto
    28, 29 e 30 de setembro: Aproximadamente 150 ilusionistas de vários pontos do globo deram vida à 27.ª edição do Magic Valongo, que um ano mais decorreu no Fórum Cultural de Ermesinde. Nestes mesmos dias, Alfena recebeu e juntou várias gerações em torno de mais uma edição da Festa do Brinquedo.

    OUTUBRO

    13 de outubro: O Fórum Cultural de Ermesinde foi palco do 4.º Festival de Tunas, organizado pelo Rotary Club de Ermesinde.

    foto
    17 a 21 de outubro: Tem lugar no Fórum Cultural de Ermesinde a 21.ª edição da Mostra Internacional de Teatro, que trouxe à nossa Cidade companhias de Itália, Espanha e Portugal.

    NOVEMBRO

    15 de novembro: A Assembleia Municipal de Valongo aprova por maioria o Plano de Atividades e Orçamento da Câmara para 2019. O documento foi anunciado pelo presidente da autarquia como o maior investimento público no concelho da última década.

    17 de novembro: A Câmara Municipal de Valongo associou-se às comemorações do centenário do Armistício. Nesse âmbito foi lançado no Museu Municipal de Valongo o livro “Valongo e a Primeira Guerra Mundial”, da autoria de Manuel Augusto Dias.

    25 de novembro: A Junta de Freguesia de Ermesinde organizou com vincado sucesso a I edição do concurso da “Melhor Rabanada”.

    foto

    29 de novembro: É inaugurado na sede do concelho o Museu Dias de Oliveira, sendo este o ponto alto das comemorações dos 182 anos de existência do Município de Valongo.

    DEZEMBRO

    6 de dezembro: A Câmara de Valongo anuncia que irá apoiar 31 associações desportivas com uma verba de 180.000 euros para a formação.

    12 de dezembro: O Executivo da Junta de Freguesia de Ermesinde aprova por unanimidade o seu Plano e Orçamento para 2019. Dias mais tarde seria a vez da Assembleia de Freguesia de Ermesinde se pronunciar sobre o documento, tendo o mesmo sido aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PS e da CDU, os votos contra do CDS-PP e a abstenção do Bloco de Esquerda e do PSD.

    foto
    16 de dezembro: O ano civil termina de forma trágica no concelho. Um helicóptero do INEM despenha-se na Serra de Santa Justa, provocando a morte aos quatro tripulantes que viajavam na aeronave.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].