Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2018

    SECÇÃO: Destaque


    OITO FAMÍLIAS SÃO DE ERMESINDE

    Câmara de Valongo entregou 16 habitações sociais a famílias carenciadas

    Foto CMV
    Foto CMV
    A Câmara Municipal de Valongo (CMV) entregou no passado dia 12 de dezembro 16 habitações sociais a 41 pessoas carenciadas, incluindo 16 crianças. A cerimónia formal de entrega das chaves decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

    Frisando que «apesar de não dispor de casas em número suficiente para as necessidades do concelho», a autarquia, através da Empresa Municipal Vallis Habita, disse no âmbito desta cerimónia que se «esforça por dar resposta aos casos mais dramáticos de uma lista com centenas de agregados familiares inscritos para habitação social».

    As 16 famílias beneficiadas serão realojadas em casas de diferentes tipologias (T1 a T4) em urbanizações localizadas em Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo. As rendas variam entre os 4,29 euros e os 117,76 euros.

    Destas 16 famílias beneficiadas com habitações sociais metade são oriundas da freguesia de Ermesinde, sendo que estes oito agregados familiares ermesindenses serão distribuídos pelos empreendimentos sociais dos Montes da Costa, Saibreiras, Sampaio e Palmilheira.

    A CMV disse ainda «que esta entrega formal de casas nesta época festiva só foi possível porque entretanto as habitações foram desocupadas pelos anteriores moradores. A recuperação de cada casa deixada vaga pelos anteriores ocupantes custa em média 8.000 euros».

    Para assegurar a inclusão social das famílias mais vulneráveis, o Município contratualizou também no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Programa Operacional Regional do Norte 2020, um investimento de aproximadamente 4 milhões de euros, estando já a ser reabilitados diversos empreendimentos de habitação social do concelho. As obras em curso permitem aumentar o conforto térmico das casas e requalificar os espaços exteriores envolventes.

    Também com recurso aos fundos comunitários, está a ser implementado o projeto «O Meu Bairro Não tem Paredes», dirigido especificamente aos residentes de vários Empreendimentos de Habitação Social do Concelho. Esta iniciativa tem como objetivos centrais erradicar as causalidades, sintomas e evidências de desfiliação e de precariedade aumentando o sentimento de pertença ligando o Bairro ao Mundo e trazendo o Mundo ao Bairro. Assim, têm vindo a ser desenvolvidas Ações de Capacitação; Ações de Educação para a Cidadania, Igualdade e Não Discriminação; Educação para a Saúde; Ações de Inclusão pela Arte e pelo Desporto; Criação do Clube de Emprego e Formação; Criação do Espaço Residente e de Mediadores Comunitários.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].