NOTÍCIAS DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ERMESINDE
Visita da USE à Câmara Municipal do Porto
 |
Fotos USE |
Agendada ainda no decorrer do ano letivo transato, um grupo de alunos da disciplina de Sociedade e Cidadania da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), acompanhado pela Professora Ilda Pinheiro, concretizaram, no primeiro domingo de novembro, a ansiada visita à Câmara Municipal do Porto (CMP).
Estas visitas, que se efetuam apenas no primeiro domingo de cada mês e com um número limitado de visitantes, têm, por estas razões, uma lista de espera considerável. Neste momento está já a tratar-se do agendamento da próxima, que contemplará os alunos que não puderam integrar este grupo.
À hora aprazada, esperavam-nos diligentes funcionários da CMP, que, após as devidas saudações, explicaram sucintamente os passos que seguiriam. Coube a uma jovem estagiária do curso de mestrado do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo o papel de cicerone, que, ainda no átrio, nos fez a descrição da fachada do edifício, situado ao cimo da Avenida dos Aliados (que, curiosamente, chegou a estar projetada para se estender até ao Marquês) e inaugurado em 1957, mais de quarenta anos após o início da construção.
Antes de subir a imponente escadaria, toda em mármore negro e onde pontuam duas figuras femininas que simbolizam a Indústria e a Arte, houve oportunidade para apreciar os diversos detalhes do teto, adornado de pinturas ao estilo romântico e com as Armas da Cidade ao centro.
No primeiro lanço das escadas, junto ao busto de um dos Almadas (responsáveis por mudar a face do Porto no Séc. XVIII e início do Séc. XIX) é possível apreciar quatro quadros, que evocam figuras ligadas à cidade: D. Afonso Henriques, Infante D. Henrique, Afonso Martins Alho (o tal que deu origem à expressão “fino como o alho”) e Camilo Castelo Branco.
Já na parte nobre do edifício, destaque para o Salão utilizado para cerimónias oficiais, onde se podem admirar mais duas estátuas – a Honra e a Concórdia – a fazer jus às características do povo portuense. No espaço seguinte, a Sala D. Maria II, que se apresenta com um óleo sobre a majestosa lareira, destaque para partes de uma mesa (que tem outras partes distribuídas por outras salas, já que não há espaço que a comporte como um todo), com pés de leão.
Porto – Cidade do Trabalho – não será um mero eufemismo. Depois de nos termos cruzado com figuras como o marinheiro, a vendedora de peixe e a ceifeira, entramos na Sala de Sessões, onde reúne o Executivo e a Assembleia Municipal. Já no seu interior deparamo-nos com três enormes tapeçarias, a maior das quais (ao centro) constituída por cinco milhões de pontos. Nesta, entre outros motivos, destaca-se a azáfama da construção das embarcações que partiram às descobertas e o carregamento das peças de carne, lembrando que os que ficaram tiveram de haver-se com os restos, ou seja, as tripas. Num dos topos, realce para a faina do comércio do Vinho do Porto. E como quem trabalha também tem direito ao folguedo aparece, no lado contrário, a representação da festa mais popular da cidade – a noite de S. João.
Após uma breve passagem pelo gabinete do presidente, foi a vez de os mais afoitos – e foram quase todos – galgarem os 180 degraus que conduzem ao topo da torre.
Apesar do tempo enevoado, frio e chuvoso, que quase impedia o acesso às varandas dos diversos pisos, foi possível descobrir vários aspetos desconhecidos da cidade, como que a convidar para uma nova visita. Em dia de sol, claro.
Na sequência desta ida ao Porto, foi ainda efetuada uma visita à “Gelataria Portuense”, simpaticamente aberta para nos receber e onde, segundo a mentora deste projeto, se fazem os verdadeiros gelados italianos.
Depois de uma breve explicação sobre as razões da criação deste espaço e o acompanhamento das diversas etapas do fabrico, seguiu-se a degustação, que a todos satisfez. Conclui-se assim, com a boca doce, mais uma visita de estudo promovida pela Universidade Sénior de Ermesinde.
Pel’ Comissão de Alunos da USE
|