“Êxito” é a palavra que resume o XI Encontro Internacional de Coros “Cidade de Ermesinde”
 |
Fotos ARMINDO FERREIRA |
Com o mesmo brilho e encanto de sempre. Assim, podemos definir em breves palavras o que foi o XI Encontro Internacional de Coros “Cidade de Ermesinde”. Realizado no dia 27 de outubro, e tendo como palco o Fórum Cultural da nossa freguesia, o evento foi organizado pela Associação Académica e Cultural de Ermesinde (AACE), tendo contado com a participação de quatro grupos corais, a saber: o Grupo Coral Santa Cecília, de São Martinho do Campo – Santo Tirso; o Grupo Coral TAB: Trabalhadores das Autarquias do Barreiro; o Grupo “Chorus UP” – Sociedade Filarmónica União Pinheirense – Loures; e o Órfeão de Ermesinde (valência da AACE).
Grupos que proporcionaram uma tarde muito agradável ao público que lotou a casa da cultura ermesindense, sendo de destacar entre a vasta plateia a presença de representantes da Câmara Municipal de Valongo e da Junta de Freguesia de Ermesinde, respetivamente André Teixeira e Helena Oliveira.
 |
Quanto ao reportório apresentado neste XI Encontro Internacional de Coros ele foi rico e extenso. O Grupo Coral TAB interpretou temas como “Cavalo Selvagem” (de Casimiro Silva), ou “He’ll make a way” (da autoria de Byron J. Smith), ao passo que o Grupo Coral Santa Cecília, de São Martinho do Campo trouxe a Ermesinde maioritariamente temas da autoria de M. Faria, tais como “Vindima”, “O milho da nossa terra”, ou “Vir feirar”. Por sua vez, o Grupo “Chorus UP” interpretou temas como, por exemplo, “Acordai” (de Lopes Graça), “Canto da Paz (também da autoria de Lopes Graça), ou “Hallelujah” (de Leonard Cohen). Já o Órfeão de Ermesinde interpretou temas como “Ay, linda amiga” (autor desconhecido), “Quando eu era pequenina” (de Maria Sampayo Ribeiro), ou “Oh laranja, oh limão” (de José Ribeiro de Sousa).
 |
No final deste Encontro Internacional de Coros trocamos breves palavras com o presidente da Direção da AACE, Constantino Moreira, que se referiu ao evento como «um verdadeiro êxito. Este XI Encontro Internacional de Coros esteve na linha dos que temos vindo a organizar», disse. No final do evento, a organização brindou todos os participantes com um jantar, o qual teve lugar no polivalente da Escola Básica de S. Lourenço, e que reuniu 185 pessoas num alegre e salutar convívio.
|