Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2018

    SECÇÃO: Local


    II Semana aberta da Universidade Sénior de Ermesinde

    OS "JOGRAIS DO LEÇA" NA SUA ATUAÇÃO NO SEGUNDO DIA DA SEMANA ABERTA
    OS "JOGRAIS DO LEÇA" NA SUA ATUAÇÃO NO SEGUNDO DIA DA SEMANA ABERTA
    A II Semana Aberta da Universidade Sénior de Ermesinde (USE) foi a forma encontrada pela sua direção para encerrar, em festa, mais um ano académico. Foi a oportunidade para mostrar a todos os alunos, professores e comunidade ermesindense a "prata da casa", mas também algumas Universidades Seniores convidadas, como foi o caso da Universidade Sénior do Rotary Club de Valongo e da Universidade Sénior de Gondomar. Ao longo de 4 dias (18, 19, 20 e 22 de junho), no Auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde, numa repetida parceria, foram a palco diversas atividades desenvolvidas maioritariamente pelos alunos e docentes da Universidade Sénior de Ermesinde (USE), desde palestras, passando por apresentação/dissertação de obras literárias, teatro, até (várias) atuações musicais.

    No momento da abertura, o presidente da Direção, professor Carlos Faria, fez uma rápida resenha do que tem sido a atividade intensa da USE neste último ano letivo. Presentes estiveram o vereador da educação, Orlando Rodrigues, o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado e alguns dirigentes de entidades convidadas, nomeadamente da Universidade Sénior do Rotary Club de Valongo e da Associação Académica e Cultural de Ermesinde. Depois da mensagem de abertura, a professora Ilda Pinheiro tratou do tema: "O Direito à dignidade, como um dos mais elementares direitos humanos no combate ao Assédio Sexual e Moral no local de trabalho". Houve também a apresentação, por alunos da USE, de vídeos sobre o "Centro Histórico de Ermesinde (Vila Beatriz, Brinquedo e Fábrica da Telha)", a exibição do "Orfeão da Universidade Sénior do Rotary Club de Valongo", e terminou com os "Sons de Viola", por alunos da USE que já evidenciaram um excelente desempenho, coordenados pelo prof. Gaudêncio Vieira.

    No segundo dia, houve a atuação do grupo de teatro da USE, coordenado pela professora Benvinda Mieiro, que, primeiro, leu alguns poemas do novo livro da professora Lídia Alves e, depois, apresentaram pequenos "sketchs" que fizeram rir às gargalhadas a plateia. O programa prosseguiu com a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Gondomar que muito agradou ao público presente, encerrando-se a tarde com a apresentação dos "Jograis do Leça", por alunos e professores da USE (ver foto).

    O terceiro dia foi o mais preenchido, com "Ginástica"ao fim da manhã pelos alunos da USE, coordenados pelo professor César Vasconcelos e, de tarde, exibiu-se o "Grupo de Danças Tradicionais da USE", coordenado pelos professores António Peixoto e Adélia Guedes, procedendo-se, também, à entrega de prémios aos primeiros classificados dos concursos realizados, pela Comissão de Alunos, no dia "Comemorativo do 25 de Abril" (Jogos tradicionais, Melhor Vídeo e Melhor Reportagem). Já no final da tarde, cumpriu-se o programa, com o "Clube do Livro - ciclo dos livros censurados", sendo apresentada a obra de Alves Redol, "Gaibéus", pelos professores da USE, Carlos Faria e Manuel Dias.

    A II Semana Aberta da USE encerrou no dia 22 de junho com a atuação do Grupo "Cordas Mágicas" e uma surpreendente intervenção dos professores António Peixoto e Adélia Guedes. Seguiram-se os vários grupos musicais da USE da responsabilidade do maestro Manuel Friães. No momento do encerramento deste evento falou o Vice-Presidente da Direção, Manuel Dias, que relembrou a atividade da USE neste ano, formulou os votos de Boas Férias escolares e convidou todos os presentes para um "Porto de Honra".

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].