Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2018

    SECÇÃO: Destaque


    FEIRA DA REGUEIFA E DO BISCOITO & MERCADO OITOCENTISTA

    Valongo engalanou-se para valorizar a promover a regueifa e o biscoito

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    Valongo engalanou-se a preceito entre os passados dias 30 de maio e 3 de junho para servir de palco a mais uma edição da Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista.

    Organizado pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a Junta de Freguesia de Valongo, o evento valorizou e promoveu - um ano mais - o que Valongo tem de mais emblemático e que constitui uma das suas marcas de excelência - a Regueifa e o Biscoito.

    Durante os cinco dias do evento foram milhares as pessoas que circularam pelas principais artérias da freguesia sede do nosso concelho, ruas essas decoradas a rigor e cheias de animação. A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista contou mais uma vez com a presença das principais padarias e biscoitarias do concelho de Valongo, sendo ainda pautada por (variada) animação diária, fabrico ao vivo, recriações históricas, exposições, cortejos, teatro, danças, passeios a cavalo e espetáculos musicais que ficaram a cargo de nomes afamados na cena nacional, como por exemplo, Gisela João, Berg, Toy, Ana Bacalhau e Rouxinol Faduncho.

    foto
    Da programação destacaram-se ainda os cortejos alegóricos, a cerimónia da Bênção do Pão de Santo António, o Concurso da Melhor Regueifa e do Melhor Biscoito, o III Capítulo da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito (que destacamos em texto aparte), a Exposição Heritage - Criatividade e Inovação de Artistas e Instituições, na Rua de Sousa Paupério, e a Mostra de Santo António dos Pobres, no Museu Municipal. «A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista é uma aposta ganha. Por isso, investimos cada vez mais neste evento que tem uma adesão cada vez maior da comunidade e resultados muito positivos no tecido económico local. Temos uma tradição muito forte ligada à panificação, um filão que começa a ser devidamente explorado», considerou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

    A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista esteve também incluída no projeto da Lipor "Recolha Seletiva em Festas e Romarias".

    O benefício resultante da quantidade de resíduos recicláveis recolhidos reverteu a favor dos corpos dos Bombeiros Voluntários de Valongo e de Ermesinde.

    Como já foi dito, o evento premiou a Melhor Regueifa e do Melhor Biscoito, sendo que em 2018 a Padaria Panfino, de Valongo, arrecadou o primeiro lugar nas duas categorias a concurso.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].