Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 29-02-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 30-06-2018

    SECÇÃO: Destaque


    Lipor inaugura Peixe de Bordalo e Moinho do Rio, Centro de Interpretação Ambiental do rio Tinto

    Foto LIPOR
    Foto LIPOR
    Realizou-se na manhã de 11 de junho passado a cerimónia de inauguração do Moinho do Rio e do Centro de Interpretação Ambiental do rio Tinto, no Trilho Ecológico da LIPOR, situado em Ermesinde.

    A marcar esta data, foi também inaugurado o mural do Bordalo II, comissionado pela Lipor especificamente para este local.

    Assim, na parede exterior principal do Centro de Interpretação Ambiental está a escultura do artista Bordalo II, "Peixe", que simboliza por um lado todo o processo de renaturalização e recuperação que está a ser levado a cabo no troço do rio Tinto que passa no Trilho Ecológico da Lipor, e por outro os princípios da Economia Circular e da reutilização, em que os resíduos passam a ser olhados como matéria prima!

    De acordo com a Lipor, «esta inauguração é o culminar de um importante trabalho que a Lipor tem desenvolvido, no troço com cerca de 500 metros, que acompanha o Trilho Ecológico. Estes trabalhos tiveram início em 2017, ficando agora concluídos, nomeadamente um importante trabalho de despoluição e limpeza do leito do rio, a valorização das margens e a criação do trilho ecológico para percursos pedestres».

    Todo o trabalho de renaturalização e recuperação deste troço do rio utilizou técnicas de engenharia natural.

    De destacar a recuperação de um antigo moinho, nas margens do rio, onde foi instalado um Centro de Interpretação Ambiental para suporte a um Programa Educacional para as Escolas da região, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a defesa do ecossistema fluvial e do bem precioso que é a água.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].