Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2016

    SECÇÃO: Local


    MARISTAS DE ERMESINDE TAMBÉM VÃO ESTAR EM FESTA...

    MARISTAS: 200 ANOS DE PRESENÇA NA EDUCAÇÃO

    foto
    No próximo dia 2 de janeiro de 2017, o Instituto Marista, fundado por Marcelino Champagnat, celebra 200 anos de existência. A propósito do bicentenário, o Superior-Geral do Instituto, Ir. Emili Turú, escreveu uma mensagem, onde salienta que este é um momento de dar graças pela vida da congregação, de pedir perdão por alguns erros do passado e de renovar o compromisso com a educação integral das crianças e dos jovens, inspirada nos valores evangélicos.

    Na mensagem à família marista dos cinco continentes, o Ir. Emili Turú sublinha: «Recebemos hoje, depois de 200 anos, uma herança maravilhosa, cheia de luzes, mas também com as suas sombras. É sobre essa herança que nos comprometemos a construir o futuro. Queremos aproveitar a oportunidade para um novo começo».

    O Superior-Geral do Instituto Marista acrescenta: «Queremos renovar os nossos compromissos com a Igreja e com o mundo». Em seguida, lembra alguns dos compromissos maristas: melhorar continuamente o serviço evangelizador, através da educação das crianças e dos jovens, dar atenção a quem se encontra em situação de maior vulnerabilidade e promover os direitos das crianças.

    Ao longo de 200 anos, houve cerca de 38.000 Irmãos Maristas. Atualmente, trabalham com os Irmãos, em todo o mundo, milhares de leigos, que colaboram na missão educativa marista de "formar bons cristãos e virtuosos cidadãos".

    Os Maristas chegaram a Portugal há 70 anos. Dirigem dois colégios de referência, um em Lisboa e outro em Carcavelos, onde estudam cerca de 3.000 alunos, desde o Pré-Escolar até ao 12º ano. Dirigem também o Lar de Ermesinde, uma Casa de Acolhimento Residencial Especializada que acolhe crianças e jovens em risco, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e 18 anos. Estão ainda presentes em Vouzela onde têm uma casa de formação e centro juvenil. Através da Fundação Champagnat, em parceria com outras entidades, desenvolvem vários projetos como a Casa da Criança de Tires e a Ludoteca da Adroana, ambos no concelho de Cascais.

    Por: Ir. António Leal - Delegado dos Irmãos

    Maristas em Portugal.

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].