Subscrever RSS Subscrever RSS
Edição de 31-03-2024
  • Edição Actual
  • Jornal Online

    Arquivo: Edição de 31-12-2016

    SECÇÃO: Destaque


    Sporting Clube de Campo recebeu Medalha de Valor Desportivo do Município

    Fotos CMV
    Fotos CMV
    O Sporting Clube de Campo viveu na noite de 29 de dezembro passado um momento histórico na sua longa existência. Quem o disse - publicamente - foi não só o principal responsável pelo clube, no caso o presidente da Direção, como também o Poder Autárquico, mais concretamente os representantes da Câmara de Valongo e da União de Freguesias de Campo e Sobrado no decorrer da cerimónia de atribuição da Medalha de Valor Desportivo do Município valonguense ao emblema desportivo. Ocorrida no Centro Cultural de Campo, a cerimónia foi ainda aproveitada para que fosse realizada a escritura pública de doação do recinto de jogos do Sporting Clube de Campo à Câmara Municipal de Valongo (CMV) e à União de Freguesias de Campo e Sobrado. Foram muitos os associados, atletas, dirigentes e ex-dirigentes do clube que presenciaram uma cerimónia que contou ainda com vários autarcas locais (do Executivo camarário, da Assembleia Municipal de Valongo, bem como dos órgãos autárquicos da freguesia de Campo). Presente esteve também António Filipe, vice-presidente da Associação de Futebol do Porto. Com várias alusões a alguns momentos dos 85 anos de vida do Sporting de Campo - nomeadamente inúmeras fotografias de equipas e atletas do passado, e um ou outro troféu mais simbólico - a cerimónia teve início com a atuação de alguns jovens da Banda Musical de S. Martinho, ao que se seguiu a leitura da escritura pública de doação do campo de jogos do clube ao Município e à Junta, e a posterior entrega da Medalha de Valor Desportivo, facto aproveitado para que antigos presidentes do Campo fossem chamados ao palco para ficar na fotografia de família que irá perpeturar - por certo - na história este momento.

    DIA HISTÓRICO

    NA VIDA DO CLUBE

    foto
    Posto isto foi altura dos habituais discursos de ocasião, tendo Paulo Rodrigues, o presidente da Direção da coletividade, sido o primeiro a usar da palavra. Referiu-se então a este como um «dia histórico na vida do clube», classificando ainda de «muito importantes estas duas cerimónias» ali ocorridas. Em relação à primeira delas, a da escritura de doação do recinto desportivo do clube, o dirigente frisou que este era já um anseio de há alguns anos do Sporting de Campo, no sentido de dotar aquele equipamento de melhores condições - do que as que tem no presente - para a prática desportiva, algo que por si só o clube não iria conseguir levar por diante. Referiu-se pois a este acordo tripartido entre o emblema, a Câmara e a União de Freguesia de Campo/Sobrado como «um bom acordo, transparente, de fácil conclusão dado o empenho das três partes envolvidas. Um acordo que não é bom apenas para o clube, mas para toda a restante freguesia. Com este processo concluído temos agora um longo caminho a percorrer com o intuito de voltar a ligar o Sporting de Campo à população da freguesia, de levar o clube às escolas e assim dinamizar a nossa formação».

    Sobre a Medalha de Valor Desportivo atribuída minutos antes pela autarquia, Paulo Rodrigues classificou esta como a mais alta distinção que o clube recebeu em 85 anos de vida. Recordou posteriormente alguns momentos do passado de um emblema que nas suas palavras «é um orgulho para as gentes da freguesia, é um clube do povo, de gente simples e de fácil amizade». Disse ainda que para chegar ali o Sporting de Campo contou com o trabalho e a dedicação de muita gente, evocando então os vários presidentes da Direção que passaram pelo clube desde o início da década de 60 - visto que em relação às décadas anteriores poucos registos históricos são claros.

    Orgulhoso estava igualmente Alfredo Sousa, presidente da Junta da União de Freguesias de Campo e Sobrado, para quem este era, também, um momento histórico, não só para o clube como também para toda a comunidade de Campo. O autarca agradeceu posteriormente o «esforço que a Câmara de Valongo tem feito para criar condições, ao nível do melhoramento das infraestruturas existentes, para que as gerações futuras possam praticar desporto, não só aqui em Campo como nas outras freguesias do concelho».

    UM NOVO CICLO

    PARA O DESPORTO

    CONCELHIO

    Por último, usou da palavra o presidente da CMV, José Manuel Ribeiro, que começou por recordar que a autarquia havia deliberado por unanimidade a atribuição da Medalha de Valor Desportivo ao Sporting Clube de Campo, considerando os relevantes serviços da coletividade com 85 anos de história, não só ao nível desportivo, mas também nas vertentes social e cultural. No que concerne à escritura pública de doação do recinto de jogos referiu que os autarcas são eleitos para «resolver problemas de uma forma sustentável», deixando ainda um elogio público ao vereador do Desporto da Câmara, Orlando Rodrigues, também ali presente, pela forma como tem revolucionado, no bom sentido, o desporto concelhio, apontando-o como um dos responsáveis pelo novo ciclo que está prestes a começar em todo o concelho. «Um ciclo que vai ser marcado pela existência de condições em todas as freguesias do concelho para a prática do desporto, nomeadamente do futebol, já que a partir de 2017 todas as freguesias terão um campo relvado (recordando que além de Campo também Ermesinde, e o Estádio de Sonhos, mais concretamente, irão ter um relvado sintético já no próximo ano). Resolvemos assim um problema muito antigo e isso deixa-nos muito orgulhosos. Assim, já a partir da próxima época desportiva todas as crianças do concelho vão ter condições para praticar futebol e não vão precisar de sair para outros concelhos vizinhos para praticar a modalidade», disse José Manuel Ribeiro. A terminar lançou um repto ao Sporting de Campo: «apostem na formação. O desporto é muito importante para formar homens e mulheres». A cerimónia ficou concluída com a oferta de um Porto de Honra.

    Por: MB

     

     

    este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu Este espaço pode ser seu
    © 2005 A Voz de Ermesinde - Produzido por ardina.com, um produto da Dom Digital.
    Comentários sobre o site: [email protected].